Total de visualizações de página

sábado, 16 de outubro de 2010

Campanha contra as Rádios da UFPE (Por Lucivânio Jatobá)

Estimados amigos e ouvintes,

na qualidade de prof. Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, encontro-me, atualmente, como Coordenador Geral da Rádio Universitária AM, que é uma emissora educativa e uma espécie de Laboratório para os alunos do Curso de Comunicação Social da UFPE , bem como de outras Instituições de Ensino Superior do Recife, quero aqui fornecer-lhes o meu testemunho sobre essa questão brilhantemente exposta por Patrícia Breda.
1- A Rádio Universitária AM, apesar de se encontrar com graves problemas técnicos, que, com o apoio do Magnífico Reitor da UFPE e do Prof. Alexandre Ramos, estão sendo aos poucos resolvidos ( demandam recursos financeiros relativamente elevados), vem já há alguns anos com uma programação que a diferencia, em termos qualitativos, das demais emissoras da faixa AM. Nessa programação, sobretudo no item música, o que se pode ouvir são programas que se voltam às canções de alto nível, como por exemplo as compostas e /ou apresentadas por : Chico Buarque, Edu Lobo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa. Milton Nascimento, Nelson Gonçalves, Egberto Gismonti, Arismar do Espírito Santo, Canhoto da Paraíba, Marco Pereira, Lenine, Alceu Valença, Marco César, Nana Vasconcelos, Quinteto Violado, Paulo Diniz, Nana Caymmi, Jane Duboc, Aristides Guimarães, Rosana Simpson, Jacinta Soares, Contrabanda, Rogério Botter etc , bem como novos valores que não tocam em nenhuma outra emissora AM do Estado. A Coordenação da Rádio AM , no entanto, não permite que sejam tocadas músicas do estilo brega, funk, canções de duplo sentido e que atentam contra a moral e os bons costumes. Não se encaixam, sob nenhuma hipótese, no perfil de uma emissora universitária e educativa!
2- A Rádio Universitária AM tem dois programas inteiramente voltados para o frevo, com ênfase no frevo pernambucano: um diário, produzido e apresentado pelo prof. e compositor Inaldo Moreira ( 7h da manhã) e outro , aos domingos, a partir de 10h, comandado e apresentado , há mais de 40 anos, pelo radialista e compositor Hugo Martins. Até recentemente, existia um programa , na sexta-feira, às 14h, com o título "Pernambuco Cantando para o Mundo". O término deste último se deu por conta do fim do estágio da estudante que o produzia e o apresentava ( Implorava-se, no intanto, com chamadas diárias, para que os cantores e compositores do Estado enviassem para a emissora os seus CDs, mas apenas uns 4 atenderam à conclamação).
3- A campanha feita , de maneira estruturada e frequente, por algumas pessoas, nos meios de comunicação do Recife, parece-me, visa ao controle dos meios de comunicação da UFPE (TVU e rádios AM e FM). Acontece que o país ainda se encontra na Ordem Democrática, sob a égide da Lei. Os veículos de comunicação mencionados fazem parte de um Núcleo da Universidade Federal de Pernambuco e se encontram submetidos ao Magnífico Reitor e ao Conselho Universitário, cabendo a estes as diretrizes que guiarão os objetivos dessas emissoras educativas. Não se concebe que pessoas estranhas à Instituição em tela se achem no direito de controlar os meios de Comunicação da UFPE e determinar como devem ser a Rádio Universitária AM, a Rádio Universitária FM e a TVU, a não ser que haja a quebra da Ordem Democrática e a instalação de um regime de Exceção.
4-Colho o ensejo para convidá-los, meus prezados amigos, a ouvir, mais atentamente, a programação da Rádio Universitária Am e da Rádio Universitária FM. Posso sugerir-lhe, no caso da AM, entre outros, os seguintes programas:
- Cantar é preciso- 6h da manhã ( todos os dias)
- Carnaval Pernambucano- 7h da manhã ( de segunda a sexta-feiras)
- Roda de Choro - 8h da manhã ( de segunda a sexta-feiras)
- Carnaval Brasileiro - 10h ( domingo)
- O Trem das Onze- 11h ( quinta-feira, 11h)
- Que História é Essa?- (quarta-feira, às 9h)
- Uma Saudade a Mais- sábado ( a partir de 7h da manhã)
- Brasil- Africa- 11h( sábado)
- Boa Noite Blues- sexta-feira ( 18h)
- Luiz Lua Gonzaga - quinta-feira ( 18h)
- Encontro Musical - 16h ( de segunda a sexta-feiras)
- Realidades- 14h ( segunda-feira)
- Pianíssimo - 15h ( terça-feira)
- Tom Maior ( música instrumental) - 17h ( domingo)
- Música sem fronteiras - 9h ( domingo)
-E o Espetáculo Continua- 17h- (sábado).


Também lamento profundamente que os compositores e cantores pernambucanos, que tocam diariamente nas rádios AM e FM da UFPE, silenciem diante dessa onda de inverdades.
O sucesso e a boa qualidade de uma programação musical das rádios universitárias da UFPE incomodam!!!

Saudações Democráticas,

Prof. Lucivânio Jatobá
( Coordenador Geral da Rádio Universitária AM)
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário