Total de visualizações de página

sábado, 9 de outubro de 2010

Opiniões sobre o Programa Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania da UFPE

Opiniões sobre o Programa Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania da UFPE

Abaixo alguns dos depoimentos sobre as atividades produzidas.

Prof. Amaro Lins - Reitor UFPE

“É um prazer dar um depoimento sobre um assunto tão importante. O objetivo principal da universidade é o de produzir conhecimento e o de formar pessoas. E formar pessoas não apenas para o mercado de trabalho. Mas a formação de cidadãs e cidadãos competentes e comprometidos com o desenvolvimento do País. A universidade dentro dessa visão bastante larga, então ela tem uma preocupação essencial com a juventude, porque o nosso público prioritário é a juventude. Então eu vejo esse grande projeto sobre as juventudes pernambucanas como uma prioridade da UFPE”.

Professor Gilson Edmar – Vice-Reitor da UFPE

“Esse projeto de resgatar a memória dos estudantes, as suas atividades através de diversas etapas e épocas da nossa universidade vem de encontro com uma de nossas idéias, que é estimular a memória da instituição. Se estamos falando do resgate da memória dos jovens, então automaticamente estamos resgatando a memória da instituição, porque o estudante sempre teve uma participação muito ativa e muito importante tanto do ponto de vista do desenvolvimento científico, como do ponto de vista dos movimentos políticos do movimento estudantil”

Prof. Anísio Brasileiro - Pró-Reitor da Propesq-UFPE

“É com muita satisfação que a Universidade Federal de Pernambuco - através de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – convida toda comunidade universitária e a sociedade pernambucana, nordestina e brasileira para o Seminário Nacional Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania, a ser realizado proximamente em nossa instituição. A Propesq vem apoiando intensivamente os organizadores do Seminário agrupados em torno do Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia, coordenados pelo Professor Michel Zaidan e pelo Pesquisador Otávio Luiz Machado, que tem feito um trabalho impressionante desde que ele veio para Recife para desenvolver sua dissertação de mestrado sobre a Escola de Engenharia de Pernambuco. Ele tem feito um trabalho muito importante de resgatar – junto com toda a equipe do Núcleo – a história dos jovens e dos estudantes (de uma maneira geral) que lutaram ao longo das décadas para termos um Brasil menos desigual, mais inclusivo e socialmente mais desenvolvido. Portanto, a realização do Seminário , da mesma forma das publicações recentes em forma de livros, de participação em congressos e em revistas de toda a equipe, vem colocando em prática, enaltece e fortalece a Universidade. Daí porque nós apoiamos de maneira intensiva todos os esforços dessa equipe interdisciplinar. A questão do papel dos jovens no desenvolvimento de um país é uma questão de natureza interdisciplinar”.

Professor Ivan Melo – Diretor de Extensao da Proext-UFPE

“Essa proposta de trabalho tem empolgado bastante a comunidade acadêmica, particularmente porque mobiliza um conceito importante, que é a integração entre ensino, pesquisa e extensão. É uma grande oportunidade a gente ter na prática um trabaljo integrador dessa visão de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é aplicada ao compromisso social da universidade. O projeto de extensão tem a possibilidade de ser reconhecido como nucleadores de pesquisas, e ao mesmo tempo também nucleadores de conteúdos disciplinares”.


Cristina Nunes – Coordenadora da Gestão de Extensão da Proext-UFPE

“A nossa relação com o projeto Memória das Juventudes Pernambucanas vem de algum tempo. E temos encaminhados bolsistas para esse projeto, que é um espaço maravilhoso de engajamento dos alunos que estão ingressando na Universidade, principalmente os estudantes oriundos de escola pública. O projeto tem apresentado resultados bastante positivos, porque o projeto tem favorecido os estudantes no contato com a pesquisa, a extensão e os pesquisadores e professores”.

Professor Denis Bernardes (PPGSS-UFPE)

“Esse Projeto é evidentemente muito importante. E no caso nosso, especialmente daqui em Pernambuco, ele colocou na ordem do dia a temática da juventude. É um projeto sistemático voltado para essa temática, nucleando pessoas, reunido material, orghanizando seminários e publicações. E isso realmente é novo. Ele tem trazido uma contribuição rica pelo que tem suscitado e vai suscitar.

Professor Paulo Cunha (PPGCOM-UFPE)

“Eu tenho uma satisfação muito grande de ter participado do encontro anterior. E assim acho que esse encontro que vai acontecer em novembro merece muita atenção das pessoas, porque trata de uma temática muito interessante e muito central na cultura brasileira. É cada vez mais central a inserção da juventude, das políticas, dos conflitos e dos comportamentos que moldam de alguma forma a sociedade contemporânea”.

Professor Marcos Mondaini (PPGSS-UFPE)

“A minha fala no Seminário (a ser realizado em novembro de 2010) procurará desconstruir uma série de estereótipos que foram construídos sobre a juventude. Aproveito a ocasião para convidar a todos a participar do Seminário. É um convite ao debate, à troca de idéias e de experiências. E que seja debatido todas as experiências de juventude que marcaram a história do século XX, principalmente”.

Professora Janice Tirelli (UFSC)

“Importantíssimo o seu trabalho de documentação pelo valor de pesquisa e, principalmente, pela publicização”.

Professora Célia Linhares (UFF)

“O livro representa uma etapa importante que vai impulsionar outras aberturas e circulação de debates. É disto que se faz uma democracia”.

Revista Crítica de Ciências Sociais (uma das mais importantes e conceituadas no campo das Humanas)

“O propósito de Machado e de seu grupo de pesquisa é sem dúvida um debate público da memória do movimento estudantil”.

Revista Pesquisa FAPESP (a principal revista de difusão científica no Brasil)

“Pesquisadores de diversos campos de conhecimento que estudaram ou vivenciaram o movimento estudantil brasileiro a partir de 1950 buscam empreender uma análise histórica e sociológica de diversos aspectos referentes à formação política de jovens, o papel da universidade na educação brasileira, a reforma universitária, entre outras questões”.

Folha de Pernambuco

“Uma leitura essencial para quem ainda acredita na força e na atuação dessa juventuder”.

Jornal do Commercio

“As pesquisas a respeito do movimento estudantil no País encontram em Pernambuco um pioneiro campo de estudos. Hoje, os estudos tornaram-se referência nacional e já alcançam um espectro bem mais amplo”.

Diario de Pernambuco

“Nem sempre a juventude foi uma banda numa propaganda de refrigerante. (...) Fenômenos sociais que estão no amplo levantamento feito por um programa inédito em nível nacional”.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário