03/08 - 09h08
Acontecerá durante o seminário "Assistência Estudantil e Política de Expansão" na sede da Associação, a partir das 9h.
Acontecerá durante o seminário "Assistência Estudantil e Política de Expansão" na sede da Associação, a partir das 9h.
A pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras será também apresentada ao governo federal numa próxima audiência com a
presidente da República, Dilma Rousseff, uma proposta de diretrizes para a política de estado de expansão das Universidades Federais.
Essa política considerará vários fatores, entre eles, a assistência estudantil. Na abertura do seminário será apresentado o Relatório Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. A pesquisa feita pela Andifes, por meio do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), teve início em 2010 com o objetivo de mapear
a vida social, econômica e acadêmica dos estudantes de graduação presencial das universidades federais brasileiras.
O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) instituído pela Andifes teve início em 1998. Em 2004 ele foi aperfeiçoado e então lançado em agosto de 2007. Com o resultado deste trabalho constatou-se qual seria o perfil do estudante das IFES e
de que forma seria possível desenvolver ações em assistência estudantil nas áreas de moradia, alimentação, transporte, saúde, cultura, esporte, entre outros.
Em 2010 o PNAES é executado no âmbito do Ministério da Educação como Decreto n° 7.234 com a finalidade de ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.
Dando continuidade a estes estudos a Andifes lançará então o novo relatório do perfil socioeconômico dos estudantes das IFES. Uma novidade desta pesquisa, além dos dados físicos obtidos no relatório, é o Sistema de Informação do Perfil do Estudante (SIPE-Brasil) aonde qualquer indivíduo, por meio de senha, poderá obter informações
nacionais e regionais das IFES ou especificamente a respeito do estudante de graduação presencial de determinada Instituição.
Recursos
A Andifes solicitou ao Ministério da Educação um recurso de R$ 800 milhões para Assistência estudantil, porém o MEC irá disponibilizar em 2012 o valor de R$ 520 milhões.
Seminário
O presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (Ufop), o secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, o coordenador do FONAPRACE, Valberes Nascimento e o representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) farão parte da mesa que apresentará os resultados da pesquisa do relatório do Perfil Socioeconômico.
Em seguida será discutido o tema Esporte na universidade. Os convidados, secretário Nacional de Esporte Educacional, WadsonNathaniel Ribeiro, o dep. Gilmar Machado e um representante da UNE irão compor a mesa de debate.No período da tarde se discutirá a assistência à saúde para os estudantes, recursos humanos e financiamento para assistência estudantil.
Nas IFES estudam cerca de um milhão de alunos, por isso, a interlocução da Andifes com o governo federal, o parlamento e a sociedade é de extrema importância para qualificarmos a educação superior federal. O seminário terá a participação de reitores, pró-reitores, estudantes e parlamentares.O encerramento do seminário está previsto para as 17 horas.
Mais informações:
Assessoria de comunicação- Andifes
(61) 3321-6341
Lugar: Andifes - ASCOM
Fonte: Andifes - Keyle Monteiro/ ASCOM
Notícia alterada em: 03/08/2011 10h05
Nenhum comentário:
Postar um comentário