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segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MATÉRIA: Ensino a distância forma mais professores do que educação presencial

FONTE: http://www.ondajovem.com.br/noticias/ensino-a-distancia-forma-mais-professores-do-que-educacao-presencial/view


29/08/2011
Dos 118.376 estudantes que concluíram habilitações na área em 2009, 65.354 (55%) graduaram-se por EAD, contra 52.842 (45%) egressos da educação presencial, de acordo com números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O resultado é inédito e confirma uma tendência já evidenciada na série histórica iniciada em 2005. Daquele ano até 2009, a quantidade de concluintes pelo modelo presencial decresceu, ano a ano, com queda de quase 50% no período (de 103.626 para 52.842). Ao mesmo tempo, a quantidade de formados por EAD cresceu, aproximadamente, 464% (de 11.576 para 65.354).
Também no que diz respeito à quantidade de docentes em exercício na Educação Básica que estavam matriculados em cursos de pedagogia, aqueles oriundos da formação a distância eram maioria em 2009, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Das 192.965 matrículas, 60% eram em EAD.
Em outras licenciaturas, como letras, matemática, história, a lógica se inverte. Porém, a diferença a favor do presencial varia caso a caso e, em muitos deles, é inexpressiva. Em números absolutos, o ensino presencial responde pela maioria das formações docentes, mas em termos percentuais, ou seja, como tendência, EAD cresce mais.

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