informo a respeito da publicação da obra A Universidade Iluminista, em 2 volumes, totalizando 20 capítulos, que envolve as concepções de universidade de Kant, Schlling, Fichte, Schleiermacher, Hegel, Humboldt, Newman, Nietzsche, Weber, Scheler, Whitehead, Hutchins, Ortega y Gasset, Heidegger, Gramsci, Jaspers, Gusdorf, Lyotard, Habermas, Derrida, além da Convenção de Bolonha e seus desdobramentos atuais. O Prefácio é de Jose Claudinei Lombardi. A publicação foi feita pela Editora Liber Livro (www.liberlivro.com.br) há duas semanas atrás.
São intitulados, o I volume: A Universidade Iluminista (1798-1921): de Kant a Max Schler, com 255 páginas; e o II volume: A Universidade Iluminista (1929-2009): de Alfred Whitehead a Bologna, com 268 páginas.
Abraços a todos, e boa leitura.
Jose Carlos S. Araujo
Site da Editora: www.liberlivro.com.br
São intitulados, o I volume: A Universidade Iluminista (1798-1921): de Kant a Max Schler, com 255 páginas; e o II volume: A Universidade Iluminista (1929-2009): de Alfred Whitehead a Bologna, com 268 páginas.
Abraços a todos, e boa leitura.
Jose Carlos S. Araujo
Site da Editora: www.liberlivro.com.br
Trata-se de uma coletânea destinada a orientar estudos e pesquisas de alunos de graduação e de pós-graduação, bem como de professores da educação superior, universitária ou não. Num momento em que a pedagogia universitária vem se tornando um eixo organizador de conferências, publicações em livros e em revistas, on line ou não, de congressos especificamente dedicados à temática ou à docência universitária, ela se faz oportuna, ainda que seja uma tênue iluminação em torno das tensas e dinâmicas relações entre a universidade e a sociedade, ou melhor, entre a educação superior e a sociedade.
I Volume -
SUMÁRIOPREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
A universidade sob o signo da razão, uma feição iluministaCAPÍTULO 1
KANT: O CONFLITO DAS FACULDADESCAPÍTULO 2
SCHELLING E OS NOVOS FUNDAMENTOS DA VIDA ACADÊMICACAPÍTULO 3
A UNIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DO IDEALISMO ROMÂNTICO ALEMÃO: AS PROPOSTAS DE JOHANN GOTTLIEB FICHTE (1762-1814)CAPÍTULO 4
A UNIVERSIDADE DE BERLIM, UM PROJETO DE SCHLEIERMACHER (1768-1834)CAPÍTULO 5
HEGEL E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO CAPÍTULO 6
HUMBOLDT (1767-1835) E A CONCRETIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ILUMINISTACAPÍTULO 7
O CARDEAL NEWMAN E A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIACAPÍTULO 8
A CRISE DA UNIVERSIDADE, OU A AURORA DA NOVA CULTURA: NIETZSCHE COMO EDUCADORCAPÍTULO 9
MAX WEBER: BUROCRACIA, PENSAMENTO EDUCACIONAL E UNIVERSIDADE CAPÍTULO 10
AS PROPOSTAS DE UNIVERSIDADE POPULAR A PARTIR DA (RE)LEITURA DE MAX SCHELER
II volume
CAPÍTULO 11
WHITEHEAD E HUTCHINS: DUAS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE E DE EDUCAÇÃO CAPÍTULO 12
A UNIVERSIDADE E A SUA MISSÃO SEGUNDO JOSÉ ORTEGA Y GASSETCAPÍTULO 13
HEIDEGGER E A UNIVERSIDADE NA ERA DA TÉCNICA: CIÊNCIA, FILOSOFIA E POLÍTICA CAPÍTULO 14
CULTURA POPULAR E ENSINO SUPERIOR: GRAMSCI E A NOVA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO 15
O ESPÍRITO VIVENTE, A UNIVERSIDADE SEGUNDO KARL JASPERSCAPÍTULO 16
A UNIVERSIDADE EM QUESTÃO: A CONCEPÇÃO DE GEORGES GUSDORFCAPÍTULO 17
A CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE EM LYOTARD: CRISE OU EROSÃO DA CIÊNCIA? CAPÍTULO 18
OS ESCRITOS DE JÜRGEN HABERMAS SOBRE A UNIVERSIDADE CAPÍTULO 19
UNIVERSIDADE E DESCONSTRUÇÃO EM DERRIDACAPÍTULO 20
A CONVENÇÃO DE BOLONHA E A REFORMA DO ENSINO UNIVERSITÁRIO
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I Volume -
SUMÁRIOPREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
A universidade sob o signo da razão, uma feição iluministaCAPÍTULO 1
KANT: O CONFLITO DAS FACULDADESCAPÍTULO 2
SCHELLING E OS NOVOS FUNDAMENTOS DA VIDA ACADÊMICACAPÍTULO 3
A UNIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DO IDEALISMO ROMÂNTICO ALEMÃO: AS PROPOSTAS DE JOHANN GOTTLIEB FICHTE (1762-1814)CAPÍTULO 4
A UNIVERSIDADE DE BERLIM, UM PROJETO DE SCHLEIERMACHER (1768-1834)CAPÍTULO 5
HEGEL E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO CAPÍTULO 6
HUMBOLDT (1767-1835) E A CONCRETIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ILUMINISTACAPÍTULO 7
O CARDEAL NEWMAN E A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIACAPÍTULO 8
A CRISE DA UNIVERSIDADE, OU A AURORA DA NOVA CULTURA: NIETZSCHE COMO EDUCADORCAPÍTULO 9
MAX WEBER: BUROCRACIA, PENSAMENTO EDUCACIONAL E UNIVERSIDADE CAPÍTULO 10
AS PROPOSTAS DE UNIVERSIDADE POPULAR A PARTIR DA (RE)LEITURA DE MAX SCHELER
II volume
CAPÍTULO 11
WHITEHEAD E HUTCHINS: DUAS CONCEPÇÕES DE UNIVERSIDADE E DE EDUCAÇÃO CAPÍTULO 12
A UNIVERSIDADE E A SUA MISSÃO SEGUNDO JOSÉ ORTEGA Y GASSETCAPÍTULO 13
HEIDEGGER E A UNIVERSIDADE NA ERA DA TÉCNICA: CIÊNCIA, FILOSOFIA E POLÍTICA CAPÍTULO 14
CULTURA POPULAR E ENSINO SUPERIOR: GRAMSCI E A NOVA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO 15
O ESPÍRITO VIVENTE, A UNIVERSIDADE SEGUNDO KARL JASPERSCAPÍTULO 16
A UNIVERSIDADE EM QUESTÃO: A CONCEPÇÃO DE GEORGES GUSDORFCAPÍTULO 17
A CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE EM LYOTARD: CRISE OU EROSÃO DA CIÊNCIA? CAPÍTULO 18
OS ESCRITOS DE JÜRGEN HABERMAS SOBRE A UNIVERSIDADE CAPÍTULO 19
UNIVERSIDADE E DESCONSTRUÇÃO EM DERRIDACAPÍTULO 20
A CONVENÇÃO DE BOLONHA E A REFORMA DO ENSINO UNIVERSITÁRIO
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