02/08/2011
Uma biografia deve mostrar um breve resumo de sua vida sem entrar em detalhes. O currículo pode servir como base, porém procure criar um texto dinâmico e curto
Uma biografia bem escrita pode mostrar que você é uma pessoa criativa ou até mesmo engraçada
Muitas das biografias escritas por profissionais acabam colocando o público para dormir ao invés de chamar a atenção dos recrutadores e potenciais clientes. Uma biografia bem escrita pode mostrar que você é uma pessoa criativa e até mesmo engraçada.
» Mentir no currículo pode prejudicar a carreira profissional » 5 dicas para conseguir trabalho na área de Relações Públicas » Fotos: 12 exemplos criativos de currículos » Siga a Universia Brasil no Twitter
Se você é um profissional de Relações Públicas e precisa escrever a biografia de uma pessoa, procure conhecê-la não só através de seu currículo, porém também através das seguintes perguntas:
# Qual é o seu super-herói favorito?
# Qual episódio da sua infância teve o maior efeito na sua vida?
# Se você não estivesse escolhido esta profissão, com o que gostaria de trabalhar?
# Qual dos conselhos da sua mãe você costuma seguir até hoje?
# Você tem um animal de estimação? Se sim, fale um pouco dele.
# Qual foi a maior loucura que você já fez?
Depois de ter todas as respostas em mãos, procure organizar as informações mais importantes para criar a biografia.
Na hora de escrever sobre você, procure não incluir muitas informações do currículo. Listas gigantes de cursos e conquistas profissionais não são uma boa opção para as biografias. O melhor a fazer é deixar estas informações no seu currículo. Um link para o documento pode ser colocado no final da biografia, caso ela esteja em uma página da internet.
Uma opção interessante para os profissionais criativos é criar um poema com as informações do perfil profissional. O importante na hora de escrever o texto é não deixar que ele fique longo e cansativo.
Enviar para o Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário