Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Matéria Livro// Pensamento dos jovens militantes

FONTE: http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/07/07/viver4_0.asp

Livro // Pensamento dos jovens militantes


Durante a ditadura militar, o ator Edson Celulari, então um estudante de artes dramáticas na Universidade de São Paulo, passou uma noite na cadeia após um protesto estudantil. Fernando Brant, conhecido parceiro musical de Milton Nascimento, passou parte dos anos de chumbo escrevendo para a revista O cruzeiro e acompanhando manifestações estudantis. Os dois artistas integram os 32 depoimentos que compõem o livro O pensamento das juventudes brasileiras no século 20 (Editora Universitária, R$30), que será lançado hoje, às 19h, no Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD), no 14º andar do CFCH, no Campus da UFPE.

Organizado pelos pesquisadores Michel Zaidan Filho e Otávio Luiz Machado, a publicação reúne depoimentos de artistas, jornalistas, empresários e políticos sobre a juventude de cada um deles, principalmente na militância em Diretórios Acadêmicos e uniões de estudantes secundaristas. Entre as entrevistas há relatos inéditos, colhidos especialmente para o livro, e reprodução de depoimentos feitos a outras publicações, principalmente revistas acadêmicas.

De acordo com Michel Zaidan, a escolha dos entrevistados foi pensada na relevância que cada um tem na sua área. "Há depoimentos de pessoas que nunca haviam registrado suas memórias. A entrevista de José Dirceu também é inédita", acrescenta Zaidan.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário