Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

NEEPD presta justa homenagem ao engenheiro e ex-líder estudantil Genival Barbosa Guimarães amanhã dia 18 de dezembro (2009)
















Faleceu no último dia 06 de dezembro, de infecção pulmonar, aos 80 da idade, o engenheiro Genival Barbosa Guimarães. Genival foi líder estudantil da UFPE desde os primeiros dias de criação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1946.

Genival se envolveu logo que entrou na Escola de Engenharia nos primeiros movimentos estudantis da recém-criada Universidade, participando da União dos Estudantes de Pernambuco (UPE) em 1947 e finalmente Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1948, sem contar na sua participação na fundação do Centro Pernambucano de Defesa do Petróleo, que era filiado ao Centro Nacional de Defesa do Petróleo.

Sua gestão na UNE foi marcada pela continuidade da campanha O PETRÓLEO É NOSSO e a luta nacionalista, sendo, decisivamente tais posições inquietantes para a elite política da época, quando pela primeira vez a entidade foi invadida por forças policiais.

Para o pesquisador Otávio Luiz Machado (do NEEPD-UFPE), que fez duas longas entrevistas com o ex-líder estudantil e já publicou parte dela na coletânea JUVENTUDE E MOVIMENTO ESTUDANTIL: ONTEM E HOJE, “Genival representa várias gerações de jovens que contribuíram para a instalação da UFPE, a efetivação de uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a luta da emancipação do Brasil por conta do Monopólio do Petróleo e a luta diária em prol do acesso à educação. Perdemos não só um amigo, um depoente dos mais completos e uma figura que sempre gostava de contar sua história de vida com muito orgulho, mas um nome importante para a história da UFPE, de Pernambuco e do Brasil”.

Um dos registros já publicados do depoimento de Genival:

“A campanha do Petróleo tinha raízes muito fortes não apenas no meio universitário, mas em toda a sociedade. Foi tenta repercussão que a Campanha logo se espalhou em todo o país, porque foi feita com muita força, muito ardor e fortemente armada de uma convicção de que o País só se desenvolveria se tivesse também o desenvolvimento de uma indústria importante a partir do petróleo (LIVRO JUVENTUDE E MOVIMENTO ESTUDANTIL: ONTEM E HOJE, Recife, Editora UFPE, 2008, p. 274).


PROGRAMAÇÃO DE AMANHÃ



AGENDA:



09:00 h: Abertura dos Trabalhos – HOMENAGEM AO LÍDER GENIVAL BARBOSA GUIMARÃES


09:40 h: Palestra “Juventude, Movimento Estudantil e Participação Cidadã”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Elísio Estanque (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra


11:00 h: Lançamento oficial do Projeto “Aspectos da Memória das Juventudes Pernambucanas: Novas Configurações e Transmutações (1973-1985)” (Parceria entre CNPq e UFPE)


11:30 h: Pré-Lançamento do livro “Repúblicas de Ouro Preto e Mariana: Percursos e Perspectivas”, de autoria do Pesquisador Otávio Luiz Machado (NEEPD/UFPE)


A capa final pode ser visualizada aqui:

http://exalunosdeouropreto.blogspot.com/2009/12/capa-final-do-livro-republicas-de-ouro.html


12:00 h: Reunião Preliminar sobre o SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ESTUDOS DE JUVENTUDES, que ocorrerá em abril de 2010.

Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário