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terça-feira, 31 de maio de 2011

(clicar na imagem) - EVENTO: Ciclo de Seminários DACS

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MATÉRIA: Brasil bem representado pelo CIn na final mundial do ICPC

FONTE: http://www2.cin.ufpe.br/site/lerNoticia.php?s=1&c=94&id=368


Com mais de 100 concorrentes, Centro garante o 27º lugar 31 de Maio de 2011 às 12:57

O Centro de Informática (CIn) da UFPE participou ontem da final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), organizado pela Association for Computing Machinery (ACM) e pela IBM. Os alunos representantes do Centro, Pablo Pinheiro, Filipe Melo e Luiz Afonso, tiveram um desempenho considerado excelente pela 27ª colocação geral. Utilizando um único computador, a proposta é de muito trabalho em equipe para vencer a pressão.

A posição do CIn no Ranking do ICPC 2011 corresponde aos participantes que resolveram cinco questões. Em relação à América Latina, garantindo o 2º lugar, atrás apenas da Universidad de Buenos Aires (FCEN), a UFPE permanece como a melhor universidade brasileira, à frente da UFPR, Poli-USP, IME-USP, ITA e UFMG.
Segundo a Professora Liliane Salgado, o resultado foi importante para manter a UFPE em um ótimo nível mundial. “Estamos entre excelentes universidades e até melhores de que muitas outras tão excelentes quanto”, afirma.

Acesse o ranking através do link:

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MATÉRIA: Em assembleia, professores da rede privada decretam greve

FONTE: http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/640843-em-assembleia-professores-da-rede-privada-aprovam-decretacao-de-greve


Em assembleia que reuniu professores da rede privada de ensino, realizada na tarde desta terça-feira (31), na sede do Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (Sinpro PE), a categoria aprovou a decretação da greve. No último dia 20 de maio, os professores já haviam aprovado estado de greve.
O próximo passo é aguardar o retorno dos patrões sobre as propostas debatidas, o último deles, que deverá ser dado em, no máximo, três dias. Caso não haja negociação, a greve será deflagrada na assembleia marcada já para o próximo dia 08 de junho, às 9h.
Também em assembleia, logo no princípio da campanha salarial, os professores aprovaram a pauta de negociações que reivindica, principalmente, o piso salarial de R$ 10 por hora de aula (atualmente é pago entre R$4,43 e R$5,82), melhores condições de trabalho, educação continuada, o cumprimento das bolsas de estudos para os filhos, entre outros benefícios.
Na última rodada de negociação com o Sinepe (Sindicato Patronal), realizada no último dia 26, a entidade que representa os proprietários de escolas privadas fizeram uma proposta de reajuste de 6,31% para quem ganha acima do piso e de 8% (de abril retroativo até setembro), mais 10% (de outubro de 2011 a março de 2012) para quem ganha o piso.
Isso significa uma média de aumento de 9%, além de redução de 6% para 5% no vale transporte para toda a categoria. Todas as propostas foram recusadas pelos professores no encontro desta tarde. Para a categoria, a proposta passa longe da dignidade do piso pedido, de R$ 10 pela hora da aula.
Com informações da assessoria
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MATÉRIA: UFPE investiga professor acusado de assédio sexual

FONTE: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/05/31/ufpe-investiga-professor-acusado-de-assedio-sexual-924574636.asp

Letícia Lins

RECIFE - A Universidade Federal de Pernambuco está instaurando uma sindicância interna para apurar a denúncia feita por uma funcionária e aluna do curso de Mestrado em Gestão Pública, que acusa o professor Jorge Zaverucha de assédio sexual. A aluna, que prefere não se identificar, é casada e trabalha também na UFPE, como bibliotecária. Ela já depôs duas vezes na delegacia da mulher e estaria muito abalada psicologicamente de acordo com seu advogado, José Félix de Lima Santos.
O profissional afirma que o professor pegou nas mãos da estudante, bolinou seus seios e as nádegas e ainda a perseguiu pela escadaria do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, onde teria ocorrido o incidente no último dia 26, quando a mestranda foi chamada à sala do professor, para discutir os rumos de sua dissertação. O elevador do prédio estava em manutenção, e ela desceu 14 andares correndo indo direto para o setor de segurança da UFPE, onde formalizou a acusação. Depois, procurou a polícia.
Nesta terça-feira, Zaverucha não se pronunciou sobre o assunto. Ele tem mestrado e doutorado em universidades internacionais e seu currículo enumera mais de 60 publicações, entre livros de sua autoria ou por ele organizados. Entre os seus livros mais conhecidos encontram-se Tutela Militar Restaurada e Forças Armadas no período de transição.

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MATÉRIA: Estado esnoba Dominguinhos

FONTE: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/musica/noticia/2011/05/31/estado-esnoba-dominguinhos-5965.php


são joão

Recife, Caruaru, Gravatá, Bezerros, os principais polos juninos do Estado, não o incluíram em suas programações já anunciadas. Quem quiser ouvir Dominguinhos terá que ir para a abertura do São João de Arcoverde

Publicado em 31/05/2011, às 08h37

Do JC Online

 / Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Principal herdeiro de Luiz Gonzaga e maior forrozeiro brasileiro vivo, o cantor e compositor garanhuense Dominguinhos, 70 anos, 50 anos de carreira, foi esnobado no São João de Pernambuco. Recife, Caruaru, Gravatá, Bezerros, os principais polos juninos do Estado, não o incluíram em suas programações já anunciadas. Quem quiser ouvir Dominguinhos terá que ir para a abertura do São João de Arcoverde.

De São Paulo, onde recebeu mais uma homenagem no último sábado e faz três participações especiais no Sesc Pinheiro no próximo fim de semana, Dominguinhos queixou-se do esquecimento do seu nome nos festejos deste ano, em entrevista à Primeira Página do programa Super Manhã, do comunicador Geraldo Freire, na Rádio Jornal. "Não sou mais criança para ficar pedindo para tocar", disse o forrozeiro.

A agenda de Dominguinhos até o momento tem shows no São João Carioca (Rio de Janeiro), no Forrocaju (Sergipe), Sátiro Dias, Jequié e São Francisco do Conde (Bahia).
Leia mais no JC desta terça-feira
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IMAGENS: Reunião e Discussão para tratar das reivindicações e a situação do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE -


Crédito das Fotos: Fernanda Lima
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IMAGENS: Protestos do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE (Semana passada): Por mais Infra-Estrutura e outras Pautas


Créditos das Fotos: Fernanda Lima Enviar para o Twitter

Matéria: Aluna acusa Professor de Assédio


Fonte: Jornal do Commercio, Capa Dois, p. 2, 31 de Maio de 2011


Uma mestranda e funcionária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) prestou uma queixa, na última quinta-feira, na 1ª Delegacia da Mulher, denunciando o professor e cientista político Jorge Zaverucha de tê-la assediado sexualmente.
Segundo a denunciante, o caso ocorreu no início da tarde do dia 26, quando a mulher foi até a sala do docente, no 14º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) para receber uma orientação sobre seu mestrado em gestão pública. No local, diz a queixa, o cientista teria tentado segurar a mão da vítima e apalpado seus seios e nádegas. Nesse momento, a mulher teria de assustado, empurrado o professor e descido correndo pelas escadas, já que o elevador estava desligado por falta de energia elétrica no centro.

Ao chegar em sua sala chorando, outros funcionários da universidade chamaram a segurança do campus e a vítima relatou o ocorrido. “À noite, ela procurou a delegacia e formalizou a denúncia. O depoimento dela foi tomado na quinta e na sexta-feira. Hoje (ontem), o marido da vítima foi ouvido”, informou o advogado da mulher, José Felix de Lima Santos. A expectativa é que o professor seja intimidado a comparecer à unidade policial ainda esta semana.

Contactado pela reportagem do JC por telefone, Jorge Zaverucha se disse surpreso com o teor da denúncia: “Não estava sabendo de nada disso. Essa situação não tem nenhum fundamento. Trabalho com o magistério há mais de 20 anos e nenhum dos meus alunos jamais insinuou esse tipo de coisa contra mim”, assegurou. De acordo com ele, o encontro com a orientanda aconteceu sem nenhum tipo de assédio e que os dois desceram a escada juntos, sendo vistos, inclusive , por outras pessoas que passavam pela escadaria no mesmo momento.

Com a mudança na lei de crimes sexuais, constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso é considerado estupro.

A universidade informou, por meio da assessoria de imprensa, que abrirá processo administrativo disciplinar para apurar o fato.
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MATÉRIA: Ministro compara crítica de livro didático polêmico a fascismo

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/saber/923386-ministro-compara-critica-de-livro-didatico-polemico-a-fascismo.shtml


Ao comentar críticas ao livro "Por uma Vida Melhor", o ministro Fernando Haddad (Educação) afirmou que atacar um livro sem ler é uma postura "fascista".

A obra, distribuída pelo Ministério da Educação a escolas de educação de jovens e adultos, causou polêmica ao afirmar em um trecho sobre a diferença da linguagem oral e escrita: 'Você pode estar se perguntando: 'Mas eu posso falar os livro?'. Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico".
Os defensores da obra dizem que não há certo e errado em linguística, mas sim adequado ou não adequado ao contexto -- numa entrevista de emprego, o correto seria usar a norma culta, mas isso não necessariamente aconteceria numa conversa informal.
Já os críticos defendem que a escola ensine apenas a norma culta, essencial para o aluno ascender socialmente.
Nesta terça-feira, durante audiência na Comissão de Educação do Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR) questionou o ministro sobre o tema e disse que até o ditador soviético Josef Stálin (1878-1953) defendia a língua em sua forma mais culta durante o regime soviético.
Em sua resposta, Haddad disse que os críticos da obra distribuída pelo MEC, em sua maioria, não a haviam lido e voltou a citar o ditador soviético. "Há uma diferença entre o Hitler e o Stálin que precisa ser devidamente registrada. Ambos fuzilavam seus inimigos, mas o Stálin lia os livros antes de fuzilá-los. Estamos vivendo, portanto, uma pequena involução, estamos saindo de uma situação stalinista e agora adotando uma postura mais de viés fascista, que é criticar um livro sem ler", afirmou o ministro, que fez o seu mestrado sobre o sistema soviético.
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REPERCUSSÃO: Múcio Magalhães diz na Câmara do Recife que livros da PCR não são fantasmas

FONTE: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/05/31/mucio_magalhaes_diz_na_camara_do_recife_que_livros_da_pcr_nao_sao_fantasmas_102421.php


Eleições 2010
POSTADO ÀS 15:58 EM 31 DE Maio DE 2011
DISCURSO DO VEREADOR MÚCIO MAGALHÃES SOBRE O LIVRO RECIFE NO DIA-A-DIA DOS SEUS POETAS
Vou tratar das questões levantadas aqui na Câmara sobre a compra e distribuição, pela Secretaria Municipal de Educação da publicação “Recife no dia-a-dia dos Seus Poetas”.
Antes de tudo quero dizer que o maior acompanhamento pela sociedade civil dos atos do Poder Público é fundamental, algo que só pôde acontecer no Brasil a partir da luta pelas liberdades políticas e democráticas. Acho inclusive que estas liberdades têm que ser ampliadas, com maior participação popular na gestão do que é público. Mas para que isso ocorra é fundamental que o que já conquistamos seja exercido com responsabilidade.
Denúncias contra gestores não podem ser feitas apenas no “achismo”, sem fundamento que comprove a denúncia, julgando e condenando as pessoas através de afirmações caluniosas, sem nenhuma comprovação de fato.
Atitudes desta natureza terminam por desgastar um importante instrumento da democracia que é o papel fiscalizador que o Poder Legislativo tem.
A primeira falsa afirmação levantada sobre esse tema foi: “O livro é fantasma, não há sinais de sua distribuição na rede municipal de ensino.”
A cópia dos documentos que tenho aqui comigo (protocolos de entrega e recebimento) comprovam que os exemplares foram distribuídos a toda a rede de ensino, envolvendo alunos, estagiários e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM).
Uma pesquisa mais cuidadosa dos denunciantes teria comprovado a distribuição dos exemplares e evitado maiores desgastes para todos.
Após os denunciantes constatarem que de fato houve uma distribuição dos exemplares do “Recife no dia-a-dia dos Seus Poetas”, passou-se a levantar outra questão, que apenas uma agenda com o mesmo nome, dessas que qualquer um compra em papelarias foi distribuída.
Ora, querer comparar o que foi distribuído na rede com uma simples agenda de papelaria é realmente querer “forçar a barra”. O livro “Recife no dia-a-dia dos Seus Poetas” é um material rico em conteúdo, com dezenas de poesias de consagrados poetas recifenses e com biografias desses autores. É também ricamente ilustrado com fotos da cidade. Todo esse conteúdo com direitos autorais reconhecidos.
Se fosse apenas uma agenda, a publicação não teria registro no ISBN.
O ISBN, sigla em inglês para International Standard Book Number, foi criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972. É um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.
A Agência Internacional do ISBN, que controla o sistema, delegou a Fundação Biblioteca Nacional como representante da Agência no Brasil desde 1978, ficando ela responsável pela atribuição dos números de identificação dos livros editados no país.
Pois bem, o livro “Recife no dia-a-dia dos Seus Poetas” tem registro no ISBN, como comprova este documento que tenho em minhas mãos, sob o número 978-85-7752-368-9, sendo que o prefixo 978 do seu registro identifica o produto livro, isso dito pela responsável pelo ISBN no Brasil.
E mais, a publicação foi objeto de intenso trabalho pedagógico em toda a Rede Municipal de Ensino durante todo o ano de 2008, sobre os poetas e suas poesias ali publicadas e sobre literatura e poesia em geral.
Dito isso, acho que as principais questões levantadas sobre o livro “Recife no dia-a-dia dos Seus Poetas” estão devidamente esclarecidas para a sociedade. O que não impede que qualquer outra dúvida possa ser respondida através do requerimento de pedido de informação para a Prefeitura ou através dos órgãos de controle externo do Poder Público. E isso não pode ser confundido com comprovação de prática de ilegalidade ou imoralidade do agente público. A busca de informações e o controle externo são ganhos da democracia justamente para evitar as práticas das ditaduras, que ao arrepio do Estado Democrático de Direito, condenam e punem sem provas e sem julgamento.

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OPINIÃO: Extensão e intensificação do trabalho (Por Por Marcio Pochmann)

FONTE: http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_materia.php?codMateria=9228

A elevação dos níveis de exploração do trabalho humano neste início do século XXI não encontra contestação significativa, dado o contexto de profunda alienação provocado pela ideologia neoliberal. Reverter esse panorama requer a mobilização das lutas sociais e políticas que liberte as pessoas da busca pela mera sobrevivência.

Por Marcio Pochmann
O processo de trabalho vigente na economia urbano-industrial vem sofrendo profundas alterações desde a década de 1970 por decorrência da recorrente adoção de novas estratégias empresariais comprometidas com o aumento da competitividade. Em geral, o acirramento da competição intercapitalista tem implicado mais retrocessos do que avanços nas condições e relações de trabalho. Entre os principais segmentos que compõem o curso da reestruturação capitalista encontram-se os serviços crescentemente influenciados pelas tecnologias de informação e comunicação, já responsáveis por 4/5 do total das ocupações geradas.
Como os serviços tornam-se cada vez mais informatizados, o exercício do trabalho passou a ser realizado em qualquer lugar e horário, ao contrário do observado até então na agropecuária, indústria e construção civil. Por não ser possível portar o trabalho material (que produz algo concreto, palpável e tangível) para outros locais que não fossem o especificamente determinado para sua realização (fazenda, canteiro de obra, fábrica e outros), o tempo de não trabalho vigorava em todos os momentos de ausência da localização precisa do posto de exercício laboral. Assim, o reconhecimento, a regulação do trabalho e a representação do trabalho somente ocorriam com a existência de local específico para sua realização, pois o sindicato não representa o trabalhador quando está fora da fábrica ou do canteiro de obra. Tampouco o acidente de trabalho é reconhecido se ocorrido fora do local de trabalho. A jornada começa e se encerra ao se chegar e sair do local em que se trabalha, não valendo, por exemplo, a contabilização do tempo comprometido no deslocamento casa-trabalho-casa.
No trabalho imaterial, cujo esforço físico e mental humano não resulta em algo concreto, palpável e tangível, há o desprendimento de sua realização de um local próprio, o que tem permitido a extensão da jornada de trabalho para além do lugar tradicional de sua realização. Dessa forma, constata-se hoje a adoção crescente dos métodos patronais que levam à intensificação e extensão da jornada de trabalho, por meio do atendimento das novas demandas informacionais (por telefone celular, computador, internet etc.). Tudo isso representa ganhos de produtividade cada vez mais fundada no trabalho imaterial que segue distante do tratamento das negociações coletivas de trabalho pelos sindicatos, tampouco tributadas pelo governo.
A elevação dos níveis de exploração do trabalho humano neste início do século XXI não encontra contestação significativa, dado o contexto de profunda alienação provocado pela ideologia neoliberal, que gerou enorme excedente de força de trabalho, perda de centralidade do trabalho nas pesquisas sociais e descrença das ações coletivas. A pressão do desemprego e o encolhimento dos direitos sociais fazem com que se aceite qualquer ocupação, com o sindicalismo prisioneiro do rebaixamento das condições trabalhistas. Da mesma forma, o esvaziamento das pesquisas científicas sobre a atualidade do trabalho humano termina por esconder a sofisticação da brutalidade resultante da intensificação e extensão do labor sob as novas tecnologias de informação e comunicação. O resultado é o sofrimento individual generalizado, com o avanço da depressão, do suicídio pelo paradoxo entre o trabalho prolongado e extenuante e o medo de não ter trabalho. São as novas doenças do trabalho ainda muito desconhecidas.
Ademais, constatam-se a inadequação da legislação social e trabalhista atual, bem como a concentração ainda mais ampliada da renda e riqueza, quase nada percebida pelas medidas de contabilidade social que não conseguem captar os ganhos de produtividade provenientes de um novo ocupado plugado 24 horas por dia. Esse supertrabalhador requer outro padrão de segurança social e trabalhista, uma vez que a Consolidação das Leis do Trabalho procura dar conta do trabalho material. Para o novo trabalho imaterial, o Brasil precisa consolidar um novo capítulo na legislação.
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MATÉRIA: Encontro debate políticas de pós-graduação para Pernambuco

FONTE: http://www2.sectma.pe.gov.br/web/sectec/exibir-noticia?groupId=51744&articleId=153825&templateId=55307


Publicada em: 26/05/2011

 

Ampliar o número de agentes promotores da política de Ciência e Tecnologia; dar maior expressividade às fundações de amparo à pesquisa; criar estratégias para minimizar as desigualdades regionais, promovendo o desenvolvimento nacional; e integrar agências de fomento, governos, setor empresarial e sociedade. Essas foram algumas das ações sugeridas no seminário “Possibilidades de políticas de pós-graduação para o Estado de Pernambuco”, realizado na tarde desta quarta-feira (26), no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O encontro, que contou com a exposição da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Suely Galdino, reuniu professores e pesquisadores para debater a criação de cursos de mestrado e doutorado em instituições pernambucanas, em especial a Universidade de Pernambuco (UPE), com foco na inovação.

Em sua exposição, Suely fez um apanhado histórico do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no País, desde o período de criação dos principais atores de fomento à pesquisa, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre as décadas de 50 e 60, até os dias atuais. A intenção foi traçar um panorama da área, mostrando os principais indicadores de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e apontando soluções para impulsionar a produção de conhecimento.

“Pernambuco ocupa o 5º lugar em investimentos em bolsas e fomento, segundo dados do CNPq. Temos números significativos, mas os pesquisadores precisam ser reanimados com ações de estímulo na área, como a criação de programas de pós-graduação em rede, a inserção social e a aplicação de pesquisas a projetos estruturadores. É preciso aliar e absorver as ideias de inovação tecnológica e social”, explicou.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, iniciativas como essa são relevantes no sentido de contribuir para a formação de recursos humanos qualificados no Estado, consolidando Pernambuco numa posição estratégica de desenvolvimento. “O cenário atual do Estado é extremamente favorável ao fortalecimento da formação de quadros qualificados, à interiorização do conhecimento e ao seu avanço como centro de pesquisa. A política nacional de desenvolvimento regional se comunica com a ideia de integrar a Ciência e Tecnologia a serviço da sociedade”, finalizou.

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segunda-feira, 30 de maio de 2011

MATÉRIA: Livros da PCR ainda geram polêmica na Câmara. Oposição não aceita explicações dos governistas

FONTE: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/

Fantasminha legal
POSTADO ÀS 22:18 EM 30 DE Maio DE 2011
A vereadora Aline Mariano, do PSD, continuou chamando a atenção, na tarde de hoje (30/05), para uma provável fraude dos supostos lvros fantasmas, na Câmara Municipal do Recife.
"Mais um dia de denúncia da vereadora Aline Mariano (PSDB) e nenhum governista conseguiu explicar o caso".
A vereadora disse que estará acionando o Ministério Público e Tribunal de Contas, amanhã, e que esperava uma resposta convincente para os mais de R$ 4 milhões investidos na compra de livros que até agora não apareceram.
O material, produzido pela autora desconhecida Anita Pinheiro, foi confeccionado com exclusividade pela editora Construir. A tiragem foi de 137.500 exemplares.
No momento em que a tucana subiu para a tribuna, o plenário foi simplesmente esvaziado, ficando apenas Josenildo Sinésio e Luiz Eustáquio, ambos do PT, para fazer a defesa das duas últimas gestões do PT.
"Ao questionar o que seria o material didático distribuído no ano de 2008, através de uma dispensa de licitação, o líder do Governo, Josenildo, não soube responder ao certo. Ironizou a questões afirmando se tratar de um livro-agenda ou uma agenda-livro", reclamou a tucana.
“O livro é uma agenda mesmo. Agenda-livro para trabalhar com a rede e fomentar a riqueza da nossa cultura”, justificou o vereador.
Aborrecido com as duras palavras da vereadora Aline, que chamou a atenção para possíveis irregularidades, possível superfaturamento e a falta de licitação, no caso de se tratar de uma agenda, Josenildo esbravejou.
“Pode acionar o MPPE, O Tribunal de Contas ou o que quiser. A excelentíssima vereadora está no seu papel. Mas quero deixar bem claro que da parte do governo, de João Paulo e da ex-secretária está tudo sob controle. Ninguém está deixando de dormir devido a isso”, avisou.
Luiz Eustáquio ficou aturdido com o assunto. Porém, argumentou que é um livro com características de agenda. “Mandaram fazer um livro didático e ele preenche as duas características”, afirmou.
A vereadora Aline Mariano disse não entender como o livro não é mais livro, e sim uma agenda, e essa agenda agora ser um livro, já que contém “um farto material” para os alunos.
“A agenda escolar colocada como um livro é na verdade uma publicação que só têm 12 páginas de conteúdo, com a microbiografia de cada um dos poetas escolhidos. Isso pode ser considerado um livro?”, indagou a parlamentar.
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HOMENAGEM: FLACSO outorga o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente LULA

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FONTE: http://www.flacso.org.br/novoportal/infoflacso/infolula/


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A diferença entre AGENDA e obra autoral (Ou as mágoas da campanha para Reitor) - Por Otávio Luiz Machado)

Quase todo mundo sabe que aderi ao twitter (perfil @otaviomachado3) desde o início do ano, assim como é vísível que sempre usei a ferramenta para informar e provocar o debate. Por dias seguidos vejo mensagens sendo retuitadas com referências ao blog do candidato derrotado no pleito eleitoral da Reitoria da UFPE, o Senhor Pierre Lucena. Fui checar para ver o que se tratava, percebendo de imediato que assunto estava ligado a algo que sempre gostei, os LIVROS.
O ponto que o blogueiro (talvez algum dia jornalista se cursar uma graduação específica) traz refere-se a uma obra autoral  distribuída pela Prefeitura do Recife sobre poetas, dando continuidade a uma "série" no seu blog (após ele também se arriscar a comentar de uma forma que eu diria sem muito conteúdo um assunto na área da LINGUÍSTICA relacionado a um livro que foi apoiado pelo Ministério da Educação).
A ùltima "notícia" (coloquei entre aspas considerando que quem está mais afinado com o trato de NOTÍCIAS são os jornalistas e não os que tentam se aventurar nessa PROFISSÃO) foi a de que a Prefeitura estava apresentando uma obra autoral como uma simples AGENDA. Tive a curiosidade de ver no "site" da Biblioteca Nacional. Vejam abaixo o que descobri: trata-se de uma obra digna de registro na Biblioteca. Só falta o quase "jornalista" falar que a Biblioteca Nacional não sabe diferenciar uma obra autoral de uma simples AGENDA.

FONTE: http://www.isbn.bn.br/pesquisa-no-cadastro-isbn



RECIFE NO DIA-A-DIA COM OS SEUS POETAS
ISBN: 978-85-7752-368-9
TÍTULO: RECIFE NO DIA-A-DIA COM OS SEUS POETAS
AUTOR: ANITA PINHEIRO
EDIÇÃO: 1
ANO DE EDIÇÃO: 2008
LOCAL DE EDIÇÃO: RECIFE
TIPO DE SUPORTE: PAPEL
PÁGINAS: 208
EDITORA: EDITORA CONSTRUIR


O quase "jornalista" Pierre Lucena afirmou que procurou na "internet" e não apareceu nenhuma referência sobre a obra (ou agenda). De cara a obra foi colocada  como "fantasma" por ele(e ainda é assim que a divulga), que deve ter passado horas do seu precioso tempo procurando o mesmo sem pesquisar na principal fonte sobre obras autorais no Brasil, a BIBLIOTECA NACIONAL.
A matéria do Diário de Pernambuco localizou a obra, cuja primeira impressão deixava a olhos vistos que era uma pacata AGENDA.
O Escritório de Direitos Autorais da BIBLIOTECA NACIONAL certamente identificou o trabalho como AUTORAL (com textos e ilustrações), o que não existe problema algum. 
Quem quiser visitar a bela loja da Livraria Cultura de Recife poderá adquir a  "Agenda Martha Medeiros 2011" (da L&PM EDITORES - ISBN:  8525420581), cuja  descrição é a seguinte: “Com esta agenda, pode-se anotar os compromissos em meio a poemas e frases de Martha Medeiros”. E tantas outras AGENDAS que figuram como obra autoral.

No caso da obra em questão que analisamos, o que se pode inicialmente concluir é o seguinte: o argumento de que a autora é DESCONHECIDA é fraco. Então a Prefeitura poderia ter encomendado os livros de Paulo Coelho para a Secretaria de Educação, pois ele é reconhecido internacionalmente. Se o livro pago pela Prefeitura for de boa qualidade, o argumento da compra será muito válido.

Sei também que tal assunto está sendo discutido na imprensa e na Câmara Municipal da Cidade do Recife, bem como existe o interesse do Ministério Público Estadual em tratar do assunto. O mais sensato é conferir na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro - no chamado DEPÓSITO LEGAL - se o exemplar que circula nas escolas de Recife é o mesmo que foi registrado como uma obra autoral.
Aí pode se tirar a dúvida de que se trata realmente de uma obra autoral e não de uma simples agenda.
Outro assunto é o SUPERFATURAMENTO dos valores apresentados. Pela quantidade de páginas com a impressão em cores duvido muito que o valor esteja fora do mercado, pois conheço um pouco sobre o mercado editorial e posso afirmar que os valores não são absurdos (mas é preciso avaliar todas as características da obra para se cotar o valor da impressão e outros custos com muita cautela antes de anunciar qualquer comentário).
Todo mundo tem o direito de ter seu blog, de produzir ou reproduzir notícias e produzir um debate na universidade ou mesmo na sociedade. Não é o caso do candidato DERROTADO, que encontra-se no direito de perseguir todos os que não apoiaram sua candidatura (ele é adversário do PT), bem como busca de todas as formas cavar espaço para a direita pernambucana voltar novamente ao poder na Prefeitura da cidade de Recife (improvável!). A comunidade universitária da UFPE disse "não" ao grupo conservador, bem como reafirmou seu compromisso com  um projeto coletivo com vistas à transformação social e a inclusão dos setores mais populares num projeto de desenvolvimento nacional e autônomo.
Mas desde o dia 27 de abril (após a ampla divulgação da consagração de um nome comprometido com as lutas sociais e defensor da Universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente como o próximo Reitor da UFPE) que o Senhor Pierre Lucena e seu grupo vem atacando pessoas e grupos que não seguem o seu perfil conservador e o seu estilo de fazer da POLÍTICA um instrumento da pequenez, de teor raivoso e amparado nas piores tradições do pensamento e da prática reacionária incrustada em alguns corações e mentes aqui em Pernambuco).
Se o blogueiro (e também Professor) Pierre Lucena quer transformar de fato a sociedade pernambucana e brasileira, então poderia começar a atuar de forma decisiva em projetos de pesquisas e extensão na UFPE voltados à melhoria das condições de vida de milhares de pernambucanos que se encontram em condições degradáveis com o apoio de outros Professores, técnicos e estudantes da instituição, porque seu blog presta um serviço a um grupo político específico. E se construisse de fato uma AGENDA voltada à resolução de problemas sociais e de incentivo ao desenvolvimento social de toda uma coletividade, o candidato derrotado produziria algo de louvor em defesa da UFPE e em prol de toda a sociedade pernambucana. Mas infelizmente ele se identifica somente com a busca do poder pelo poder. É assim que age.
O pior é seu blog divulgar "notícias" sem apuração, com dados errados e o mais lastimável: "divulgam" sem ouvir o outro lado antes e sem apurar os fatos com todo o rigor. Um blog "aos que se deixam enganar".
Por fim, o mais interessante em toda a conversa é ver muitos estudantes exaltando o blogueiro Pierre como um defensor da educação pernambucana. Só esquecem o fiasco que ele foi como Secretário-Adjunto da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (junto com o Ex-Reitor da UFPE Éfrem Maranhão), quando tratava os professores de forma indigna e nada democrática. Tais estudantes não eram nem nascidos e até hoje a memória histórica de Pernambuco daquele grupo no PODER estadual e municipal ainda não está ao seu alcance. Mas eles querem voltar!
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MATÉRIA: Twitter e Facebook na escola? "Pode, sim, desde que com cautela", diz especialista

FONTE:  http://www.ondajovem.com.br/noticias.asp?idnoticia=9276


30/05/2011
Em vez de estudar, seu filho/aluno passa muito tempo navegando nas mídias sociais, como o Facebook e o Twitter? Com um pouco de cautela, dá para transformar essas ferramentas, tidas como inimigas dos estudos, em uma forma divertida de entender melhor os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Essa é a opinião do especialista em novas tecnologias Oge Marques, professor da Universidade Atlântica da Flórida. Ele esteve no Brasil para uma palestra sobre o tema em Curitiba (PR) na última sexta-feira (27).

“Por meio do Twitter, por exemplo, dá para aprofundar a discussão sobre temas da sala de aula e compartilhar vídeos, textos, fotos e outros”, diz Marques. O mesmo pode ser feito pelo Facebook. Com a ajuda da internet, a garotada tem nas mãos um jeito fácil de, sem sair de casa, interagir com professores e colegas para tirar dúvidas e adquirir materiais relativos a trabalhos, lição de casa e avaliações.

Armadilhas virtuais

Só é preciso ter cuidado com as armadilhas virtuais. Por exemplo, as fontes de informações poucos confiáveis, o cyberbullying – maus-tratos ao próximo via internet – e o acesso a conteúdos impróprios. “Para isso, a solução é permitir o uso das mídias sociais num ambiente controlado”, explica Marques.

Mas nem pense em autoritarismo e proibições. “Isso desestimula o uso benéfico das ferramentas”, aponta o especialista. O caminho é discutir o que são e para que servem sites como o Facebook e do Twitter, deixando claras que as consequências que podem trazer para a “vida real”. Em outras palavras, refletir junto com a moçada em vez de intimidar.

“Este é um desafio também para os adultos”, diz Marques. Afinal, a idade não deixa a salvo os mais velhos de caírem numa fria usando a internet. “No caso da escola, é preciso que os educadores estejam preparados para trabalhar com as mídias sociais em aula.”

Professor mediador

Na era da informação, a função do professor não é mais somente a de apresentar conteúdos prontos. Precisa, sim, ser um mediador – alguém que ensina a melhor maneira de se obter as informações. Isso vale para os pais também. Para isso, é importante estimular a participação ativa dos alunos no processo educacional. “É uma revolução que está tomando lugar aos poucos”, acredita Marques.

Também é essencial levar em conta que muitos jovens nasceram na era da internet, mas nem por isso a dominam completamente. “É comum, por exemplo, que muitos não conheçam bem as opções de privacidade que existem no Facebook”, diz Marques. Portanto, um treinamento técnico prévio pode ser necessário.

Fonte: UOL
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MATÉRIA: Jovens ocupados querem mudar de emprego, indica pesquisa

FONTE: http://www.ondajovem.com.br/noticias.asp?idnoticia=9272


30/05/2011
Uma pesquisa elaborada pela Page Personnel, empresa do grupo especializado em recrutamentos Michael Page, indica que 52,9% de profissionais com idade entre 21 e 30 anos querem mudar de emprego em até seis meses.

O principal motivo apontado pelos entrevistados é a busca por melhores oportunidades diante da oferta de bons salários (62,1%).

O levantamento observa ainda que além de metas e desafios claros (41,4%) e promoção de cargo (34,5%), a qualidade de vida (34,5%) também constitui os principais fatores para a movimentação.

Rio de Janeiro e São Paulo

Diferentemente dos paulistas, os cariocas se preocupam mais com a qualidade de vida. O quesito ocupou o segundo lugar na lista de motivos para a troca do trabalho dos profissionais do Rio de Janeiro, com 50%. Em São Paulo, este volume foi de 30,2%, ocupando a quarta colocação no ranking dos paulistas.

Quando o assunto é a permanência dos profissionais no atual local de trabalho, os entrevistados no Rio de Janeiro acreditam que a promoção (20,8%) é o principal motivo. Já para os paulistas, o aumento salarial (25%) tem maior peso na hora da escolha.

Fonte: IG
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MATÉRIA: Aumenta o número de jovens desempregados, registra IBGE

FONTE:

30/05/2011
Embora a taxa de desemprego registrada no mês de abril tenha chegado a 6,4%, o menor patamar para o mês desde 2002, os dados não são nada animadores para os jovens.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a desocupação entre as pessoas de 15 a 24 anos passou de 14,4% para 15%, mais que o dobro da média nacional.

Os números revelam uma contradição do mercado de trabalho: se, por um lado, sobram vagas nas companhias, por outro, não há pessoas qualificadas para preenchê-las.

Na visão de especialistas sobre o assunto, a maior barreira para os jovens é justamente a falta de preparo.

"Eles querem entrar nas empresas, mas não têm a qualificação específica", constatou a analista do IBGE Adriana Belinguy.

Fonte: Estado de Minas
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MATÉRIA: Coleta seletiva, oficinas e exposições em homenagem ao meio ambiente

FONTE: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/05/30/coleta-seletiva-oficinas-e-exposicoes-em-homenagem-ao-meio-ambiente-274743.php


Grande Recife // Dia Mundial

Publicado em 30.05.2011, às 16h02

Do NE10
Foto: Chico Porto/ JC Imagem
http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/educacao/meioambiente002.jpg
          No zoológico, as crianças poderão observar aves de vida livre

O Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente é comemorado no próximo domingo (5), mas muitas instituições, escolas e entidades dedicaram a semana inteira para estimular a educação ambiental voltada para a sustentabilidade. No Recife, a programação especial reúne coletas seletivas, oficinas, palestras, exposições, distribuição de sementes e experimentos.
SHOPPING GUARARAPES - Crianças e adolescentes da rede particular de ensino do Grande Recife irão participar de visitas guiadas para conhecerem o Programa de Iniciativos Socioambientais do Shopping Guararapes, vencedor do Prêmio Nacional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), na categoria Responsabilidade Socioambiental, em 2010. O programa inclui coleta seletiva de óleo de cozinha, lixo e resíduos tecnológicos. No sábado (4), os clientes receberão sachês de sementes de Ipê para plantio, além de material informativo com dicas práticas para colaborar com a preservação do meio ambiente.
SHOPPING TACARUNA - O caminhão do Projeto Educação com Energia, da Celpe, aporta no estacionamento do Shopping Tacaruna a fim de realizar palestras educativas para alunos do ensino fundamental e frequentadores do centro de compras, das 9h às 17h, no domingo (5). Cada cliente da Celpe poderá trocar até três lâmpadas fluorescentes queimada por novas unidades. Para realizar a substituição será necessária apresentar a última fatura da conta de energia quitada. Também haverá coleta de pilhas, baterias e eletrodomésticos usados para realizar o descarte adequado do material.

HORTO DE DOIS IRMÃOS - Realiza na sexta e sábado (3 e 4) a oficina "Observando aves de vida livre", sob orientação do instrutor Maurício Periquito, do Grupo Observadores de Aves de Pernambuco (OAP). O grupo vai aprender a observar, ouvir e identificar os diversos tipos de pássaros e emplumados vistos no passeio. O
zoológico também apresenta a palestra "Tudo o que você gostaria de saber sobre os morcegos", com o especialista Henrique Campos de Moura, na sexta (4), a partir das 10h. O local ainda sedia a exposição "Abelhas Nativas Sem-Ferrão", das 8h às 16h. Informações: (81) 3183.5539. A oficina custa R$ 10 e os demais eventos estão incluídos no ingresso para o parque (R$ 2).
ESPAÇO CIÊNCIA - Do dia 6 ao dia 10, o local estará aberto ao público com cerca de 30 exposições, oficinas e mostra de vídeo com o tema Planeta Vida. No sábado (4), cientistas e estudantes da UFPE, UFRPE, UPE, Unicap e especialistas participam do Fórum de Sustentabilidade Ambiental, das 8h30 às 17h, quando serão debatidos temas como Código Florestal, crimes ambientais, catástrofes ambientais e matriz energética. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Já no domingo (5), o Ciência Móvel, projeto itinerante do Espaço Ciência, levará experimentos para o Parque Dona Lindu, das 10h às 17h. A programação também inclui exposições de tubarões do Instituto Oceanário, teatro e contação de histórias da CPRH.

FUNDAJ -  A
Fundação Joaquim Nabuco realiza de 9 a 10 de junho, das 9h às 18h, um encontro cujos enfoques principais serão mudanças ecológicas e sociais existentes no Semiárido brasileiro e suas tendências futuras, incluindo questões que envolvem os setores energético, hídrico, climático e os de natureza humana (ações antrópicas). Participam do evento cientistas da Fundaj, Instituto Estratégico de Desenvolvimento do Setor Energético (Ilumina), UFPE, Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e Instituto Nacional do Semiárido (INSA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail luciana.campelo@fundaj.gov.br. Informações: (81) 3073.6522.
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EVENTO: Abertas inscrições para o Encontro Interamericano de Educação Estatística



evento

Publicado em 30.05.2011, às 09h39

Do NE10
Estão abertas as inscrições para o Encontro Interamericano de Educação Estatística, que acontece no dia 1º de julho, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento é direcionado a pesquisadores, professores e estudantes de mestrado ou doutorado interessados na área de Educação Estatística. Serão disponibilizadas 150 vagas para participantes.
As inscrições devem ser realizadas no site do evento, até que o número máximo de vagas seja atingido, e custam R$ 80. Estudantes pagam R$ 50. O encontro acontece no Centro de Educação (CE), no Campus Recife da UFPE.

O evento conta com mesa redonda, exposição de pôsteres de grupos de pesquisa na área e apresentação de grupos de trabalho por nível escolar. O encontro é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec), do Ceará
Confira a programação:

9h às 12h – Mesa redonda “Contribuições para Elaboração de um Currículo em Estatística para o Ensino Básico”.
Participantes: Carmen Batanero (Universidad de Granada – Espanha); Dani Ben-Zvi (University of Haifa – Israel); Terezinha Nunes (Oxford University – Inglaterra).
Mediadora: Cileda Coutinho (PUC-SP – Brasil

12h às 14h – Exposição de pôsteres, com serviço de lanche
Apresentação de pôsteres de divulgação dos grupos de pesquisa e pesquisadores na área de Educação Estatística, com a caracterização do grupo e do projeto desenvolvido

14h às 16h – Grupos de trabalho por nível escolar
Anos iniciais do Ensino Fundamental – alunos com idades aproximadas entre 6 e 11 anos
Anos finais do Ensino Fundamental – idades entre 12 e 15 anos
Ensino Médio – idades entre 16 e 18 anos
Educação para Jovens e Adultos (EJA) – idades acima de 18 anos

16h às 16h30 – Intervalo

16h30 às 18h30 – Síntese das discussões

Serviço

Mais informações - cileda@pucsp.br
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MATÉRIA: São João do Recife inclui parque Dona Lindu nos festejos

FONTE: http://ne10.uol.com.br/canal/sao-joao-2011/recife/noticia/2011/05/30/sao-joao-do-recife-inclui-parque-dona-lindu-nos-festejos-274690.php

Recife // animação

Publicado em 30.05.2011, às 12h14

Do NE10
Com informações de Mariana Dantas, direto da PCR

Os festejos do São João do Recife este ano trazem como uma das novidades s inclusão do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, como um dos polos de animação. Além disso, haverá a Caravana do Forró, que irá percorrer a cidade com uma forrovioca por vários bairros da cidade. Com o tema "São João tradicional a gente faz na Capital", a festa faz homenagem à artista Terezinha do Acordeon e à banda Quinteto Violado.
A abertura acontece no dia 8 do próximo mês, com um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Recife, no Parque Dona Lindu.

Ao todo, serão seis polos de animação, 18 polinhos animados espalhados pela cidade em 14 arraiais. A festa conta ainda com a participação de 355 artistas locais e nacionais.
O anúncio foi feito em coletiva à imprensa, na manhã desta segunda (30), na sede da Prefeitura da Cidade do Recife.
Mais informações em instantes
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Dicas para conseguir um estágio mesmo sem experiência

FONTE: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/05/30/831108/dicas-conseguir-um-estagio-mesmo-sem-experiencia.html

Dicas para conseguir um estágio mesmo sem experiência

30/05/2011
Usar atividades curriculares realizadas durante a graduação é o trunfo dos universitários que deixaram o estágio “para depois”, mas querem conquistar espaço no mercado de trabalho


O que vai ser da minha carreira? Essa é uma pergunta que tira o sono de muitos universitários sem experiência prática na profissão às vésperas de terminar o curso superior. Imagine a situação: você estuda para o vestibular, passa naquele curso concorrido que sempre quis, mas ao término da graduação, fica sem emprego porque não estagiou.

É verdade que ter essa experiência prática logo nos primeiros semestres da faculdade abre portas no mercado de trabalho, porém, se a oportunidade não apareceu ou você não pôde aproveitá-la no tempo certo, não se desespere! Use todas as atividades com resultados positivos, dentro e fora dos muros da universidade, para se “vender” e conseguir uma vaga.
 
Se você está às vésperas de se formar e ainda não estagiou, uma alternativa que vem crescendo segundo a professora de Recursos Humanos do Ibmec, Marta Demattos, é negociar prazo para essa atividade com a empresa em que você já trabalha. “Algumas empresas liberam para o estágio na própria empresa, para isso é necessário negociar e deixar claro que a função precisa ser relacionada com profissão e não uma extensão das tarefas do dia a dia.”
 
Entre escolher um estágio no último período e aguardar seis meses para participar de um programa de trainee, fique com a primeira opção. Uma experiência (ainda que breve) já serve de “bagagem” na hora de montar um currículo e chamar a atenção do recrutador, mesmo quando este profissional estiver diante de vários pedidos de emprego. Afinal, uma vivência bem aproveitada vale mais do que duas sem qualidade. Daí para frente é com você. Uma vez em frente ao recrutador, dê o melhor de si, valorizando suas ações.
 
Portanto, seja otimista! Caso você ainda não tenha tido uma experiência boa, não pense que seu currículo não tem solução e por isso você está fadado ao desemprego ou a trabalhar em outra área. Basta parar por alguns minutos e recordar o que foi feito de relevante ao longo do curso e da vida. Quem teve iniciativa, participou de atividades extracurriculares na universidade e não ficou parado não pode ficar longe do mundo corporativo. Na entrevista, liste sua participação no grêmio estudantil, em trabalhos voluntários, empresa júnior, iniciação científica e em trabalhos acadêmicos feitos de maneira profissional.
 
DICA: Quem está ás vésperas de se formar, tem um tema “quente” nas mãos. O projeto de conclusão de curso - geralmente prático para testar sua capacidade de se inserir no mercado de trabalho - pode abrir portas. Diante do recrutador, detalhe sua participação e os resultados obtidos na tarefa executada, assim ele poderá avaliar sua habilidade de tomada de decisão, iniciativa e preocupação com o meio.
 
Valorize sua formação. Não deixe de falar dos cursos que realizou - extensão universitária, técnicos, informática e idiomas. O estudante ou recém-formado deve mostrar-se antenado com o mundo. Seja esperto, vincule suas competências à empresa e demonstre iniciativa e entusiasmo. Use a vivência em outros empregos para mostrar o quanto você entende da dinâmica do ambiente corporativo. Seguindo essas dicas, você diminui a desvantagem com os mais experientes e fica mais próximo da vaga.
 
Comece agora mesmo!
 
Os candidatos ficaram assustados com queda da oferta de estágios há dois anos, quando a Lei do Estágio foi aprovada. Em princípio, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) registrou cerca de 50% menos vagas, porém o mercado aquecido afastou o fantasma da substituição de dois estagiários por um recém-formado. Seleções aparecem durante todo o ano, portanto, aí vai mais uma dica: não deixe para depois, comece o quanto antes a procurar uma oportunidade.
 
Além da experiência na área, o universitário pode testar se aquele é o caminho que pretende trilhar pelos próximos anos. “Nem todo mundo que começa um estágio vai até o fim. Esta também é uma fase de encontrar outras aplicações da profissão”, analisa a gerente de Treinamento do Nube, Carmen Alonso.
 
Bolsa auxílio não é o maior benefício desse período. Entender o funcionamento da empresa é importante para a formação do profissional. Carmem lembra que essa “é a oportunidade de aprender a respeitar a hierarquia, treinar habilidades de comunicação e conhecer políticas corporativas”. Criar uma rede de contatos para a carreira toda é outra vantagem do estágio. Portanto, não fique aí parado, crie um currículo e corra atrás das oportunidades. Ou você acha que ela vai cair no seu colo?
 
7 Dicas para não ficar no prejuízo:
 
1) Faça estágio em qualquer período do curso
2) Negocie estágio na empresa em que você trabalha
3) Aproveite a oportunidade e absorva o máximo de conhecimento
4) Liste suas experiências no grêmio, em trabalho voluntário e empresa júnior
5) Detalhe sua participação no resultado obtido nessas vivências
6) Vincule suas competências à empresa
7) Demonstre iniciativa e entusiasmo
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domingo, 29 de maio de 2011

CONFIRMAÇÃO DE REUNIÃO DA DIREÇÃO DA APG UFPE

ESTÁ CONFIRMADA A REUNIÃO DA APG UFPE COM PRESENÇA DE LUANA BONONE, DA DIREÇÃO DA ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos). SERÁ NA TERÇA-FEIRA (31 DE MAIO) ÀS 15:00, NO CTG. NA OCASIÃO, HAVERÁ O REPASSE DE INFORMAÇÕES DA BOLSA E DO CONAP.

MAIORES INFORMAÇÕES--
Amanda Gondim
mestranda em Educação pela UFPE
(81)88013225 (oi)/91843235(claro)/ 97856855(tim)
facebook: Amanda Gondim


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sábado, 28 de maio de 2011

MATÉRIA: Cidade da Copa: projeto tem o primeiro esboço divulgado

FONTE: http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/640274-cidade-da-copa-projeto-tem-1o-esboco-divulgado-area-de-240-hectares-tera-investimento-minimo-de-r-16-bilhao

A Odebrecht divulgou ontem o primeiro esboço do projeto da Cidade da Copa, uma região planejada de 240 hectares em São Lourenço da Mata. Além do estádio multiuso, o local terá centro de convenções, shopping, campus universitário e sete mil unidades habitacionais. O plano final deve ser concluído em agosto e já foram iniciadas conversas com parceiros públicos e privados, que injetarão pelo menos R$ 1,6 bilhão no complexo. O espaço é equivalente a 300 campos de futebol. Só de área verde serão reservados 80 hectares, algo como 12 parques da Jaqueira, o maior do Recife.
“É um grande mix. A pessoa vai poder morar, aprender, trabalhar e se divertir”, elencou o diretor presidente do Consórcio Arena Pernambuco, Marcos Lessa. Segundo ele, a intenção é que toda a parte de entretenimento seja concluída até 2014, quando ocorre o evento esportivo. O espaço imobiliário, que representará mais de 50% do complexo, ficará por último. O executivo garantiu que não serão erguidos prédios muito grandes.
O início das obras está previsto para maio ou junho do próximo ano. Até lá, os contratos com os grupos interessados devem estar firmados. Por isso, o valor estimado de investimentos na Cidade da Copa ainda é algo embrionário. Lessa disse que há negociações avançadas com alguns grupos, mas que não pode revelar nomes.

PRÊMIO

Também foi realizada, on­tem, no Arcádia de Boa Viagem, a cerimônia da sétima edição do Prêmio Odebrecht de Engenharia, que premia estudantes da área. Os vencedores foram Filipe Rodrigues de Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lucas Durães Bezerra, da Universidade de Pernambuco (UPE) e Pedro Eugênio Silva de Oliveira, da Universidade Católica (Unicap). Eles receberam troféu e R$ 10 mil. Os professores Bernardo Horowitz e Carlos Calado receberam homenagens.
“Na época em que lançamos a premiação, a engenharia estava por baixo. A situação mudou. Tenho 36 anos de mercado e nunca ela esteve tão boa”, reforçou o diretor de Engenharia da Odebrecht Infraestrutura, Érico Dantas. Compareceu ao evento o diretor Comercial da Folha de Pernambuco, José Américo Góis.
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VÍDEO: VÍDEO: Embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Pereira, durante a primeira semana organizada pelos estudantes africanos da UFPE

FONTE: http://cultura-contemporanea.blogspot.com/


CONFIRA:

Veja a Conferência (na íntegra) pronunciada pelo Senhor Embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Pereira, durante a primeira semana organizada pelos estudantes africanos da UFPE. Na ocasião, o conferencista ressaltou a importância do papel político dos países africanos na formação de um novo modelo de democracia e os desafios do continente no mundo contemporâneo.





PROJETOS

Entre outros projetos de impactos no processo de internacionalização da produção científica da UFPE, o LEC, juntamente com uma equipe de pesquisadores nacionais e internacionais, financiados pela CAPES e outros órgão de fomentos internacionais, vem desenvolvendo as seguintes pesquisas relacionados à Àfrica Contemporânea:

Relações de alteridade e a produção de desigualdades: uma perspectiva “Sul Sul”.

Pesquisa conjunta com a UNB e Centro de Estudos Afro-Asiático da UFBA, que objetiva promover a integração entre estudos africanos e estudos étnicos ancorados em pesquisas feitas em África e no Brasil, bem como outros espaços do mundo pós-colonial. O principal interesse são as relações de alteridade que têm lugar nesses espaços sociais populados por indivíduos de variadas origens civilizacionais (africanos, europeus, descentes de migrantes de várias outras partes do mundo e um conjunto diferenciado de gente misturada). Como decorrência direta deste foco de análise, o objeto de investigação desdobra-se para o tema dos fluxos históricos e contemporâneos de populações e seu conseqüente impacto em nossas formas de reflexão teórica sobre a questão das identidades e pertencimentos, as noções de nação e nacionalismo, a construção da diferença e a relação entre desigualdades e processos identitários (de classe, gênero e raça).

Museu Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira


O projeto tem por objetivo disponibilizar arquivos e criar exposições, democratizando o saber e descentralizando formas de conhecimento através da construção de uma nova linguagem e da promoção do diálogo entre aqueles que procuram refletir sobre os vínculos entre Brasil e África, bem como sobre a relevância das práticas afro-brasileiras no campo da cultura.

Equipe associada: Antonio Motta (UFPE); Lívio Sansone (UFBA), Sérgio Ferreti (UFMA); Myriam Sepúlveda dos Santos (UERJ)


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