Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2011

MATÉRIA: Alunos da UFPE se classificam para final nacional da Imagine Cup 2011

FONTE: http://pe360graus.globo.com/educacao/educacao-e-carreiras/ensino-superior/2011/04/29/NWS,532582,35,342,EDUCACAO,885-ALUNOS-UFPE-CLASSIFICAM-FINAL-NACIONAL-IMAGINE-CUP-2011.aspx

Alunos da UFPE se classificam para final nacional da Imagine Cup 2011

Equipes selecionadas são a Tech Up, a Level Up Team e a Proativa; final acontecerá no dia 4 de maio, em Curitiba

Da Redação do pe360graus.com
A final da disputa nacional da Imagine Cup 2011, aconteceu na tarde desta quarta-feira (27) e o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco mais uma vez marca presença na final, que acontecerá no dia 4 de maio, em Curitiba.

A equipe Tech Up, cujo título do projeto é TWater, foi selecionada para a etapa final na categoria Projeto de Software e já herda a experiência de outras competições com a presença de Daniel Ferreira, aluno do mestrado do CIn. Além dele, participam  Ivamácio Magalhães (Faculdade Maurício de Nassau), Marcelo Gonçalves (Maurício de Nassau), João Carlos (Unibratec) e André Muniz (Senac).

O Tech UP disputa a final com a Level Up, também formada pelos pernambucanos, Adailson Filho, aluno do CIn; Gabriel Magalhães (Maurício de Nassau) e Júlio Mendonça (Faculdade Guararapes).  A outra equipe é a The Utopians, de Minas Gerais.

Na categoria Sistemas Embarcados, das três equipes finalistas, duas são pernambucanas: a Proativa Team, dos alunos do CIn  Amirton Chagas, Flávio Almeida, João Paulo Oliveira e Lucas Melo, e mais Murilo Pontes, da UPE, e a Embedded Brain formada por alunos da Etepan. A terceira finalista é a equipe Vesun, formada por curitibanos.

O tema deste ano é “Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a resolver os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”, e é inspirado nas oito metas do Milênio, propostas pela ONU. A equipe vencedora na etapa final da Imagine Cup 2011 irá representar o Brasil na final mundial em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em julho deste ano.
Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Depois da polêmica, o futebol é quem vai decidir quem fica: Náutico ou Sport

FONTE: http://ne10.uol.com.br/canal/esportes/futebol/noticia/2011/04/30/depois-da-polemica-o-futebol-e-quem-vai-decidir-quem-fica-nautico-ou-sport-269203.php

Futebol // Aflitos

Depois da polêmica, o futebol é quem vai decidir quem fica: Náutico ou Sport

Publicado em 30.04.2011, às 17h00

Do NE10

Depois de uma semana em que muito pouco se falou em futebol e mais em escândalos extra-campo, Náutico e Sport voltam a se enfrentar por uma vaga na final do Campeonato Pernambucano, neste domingo (1). O palco do encontro mudou. Agora é o estádio dos Aflitos, a partir das 16h quem receberá os centenários rivais.

O time visitante chega ao jogo com uma significativa vantagem depois da vitória na semana passada por 3x1. Por isso, pode até perder por um gol de diferença e ainda assim ir à final. Ao timbu, resta fazer 2x0. Caso o Náutico supere o adversário por dois gols de diferença a partir de 4x2 (5x3, 6x4, etc.), dá Sport. O placar da Ilha do Retiro se repetindo em favor do alvirrubro leva a decisão para as cobranças de pênaltis.

Diante de tal quadro não se espera outra coisa que não seja um timbu ofensivo, ainda que não conte com seu artilheiro Ricardo Xavier, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O mais provável é que Rogério, autor do gol no jogo passado, atue ao lado de Bruno Meneghel.

A outra mudança aguardada é a presença do meia Willian. No jogo passado, o volante Elicarlos entrou para dar um reforço defensivo mas não cumpriu a tarefa a contento, além de prejudicar a criação de jogadas

“O Náutico vai ser o que sempre foi nos Aflitos. Uma equipe ofensiva. Não posso mudar tudo que vinha dando certo por conta de um resultado negativo. Em casa, nesse Estadual, temos 10 vitórias e um empate em 11 jogos”, argumentou Fernandes.

Pelo lado do Sport também há desfalques. O volante Hamilton e o lateral-direito Renato cumprem suspensão, igualmente pela terceira advertência. Na lateral, a tendência é que outro jogador oriundo das divisões de base tenha sua primeira chance como profissional: Totti. Durante a semana, o técnico Hélio dos Anjos deu indício de que poderia testar o atacante Carlinhos Bala no setor.

Já o lugar de Hamilton foi confirmado para Germano. A missão do titular também deve recair para o suplente: colar em Eduardo Ramos. Germano já o fizera no Clássico dos Clássicos que encerrou a primeira fase do Estadual, quando o timbu venceu por 1x0, em casa.

“Mostrei ao meu grupo a força do conjunto do Náutico e a capacidade individual de seus jogadores. Mas o Sport também vai forte para o clássico.”.

Ficha do jogo:

Náutico: Glédson; Rodrigo Heffner, Walter, Éverton Luiz e Aírton; Éverton, Derley, Willian e Eduardo Ramos; Kieza (Rogério) e Bruno Meneghel.

Sport: Magrão; Montoya, Tobi e Alex Bruno; Toty (Igor), Germano, Daniel Paulista, Marcelinho Paraíba e Wellington Saci; Carlinhos Bala e Bruno Mineiro.

Local: Aflitos. Horário: 16h. Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa/SP). Assistentes: Erich Bandeira e Jossemmar Diniz (PE). Ingressos: arquibancada R$ 40, sócio e estudante R$ 20.


 
Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Resistência Pankararu

FONTE: http://www.cultura.gov.br/culturaviva/resistencia-pankararu/

Resistência Pankararu


O vídeo exibe fotos de manifestações culturais dos índios Pankararu ao som do Toré – composto por música e dança. A dança ocorre ao ar livre, reunindo homens, mulheres e crianças, de preferência nos fins de semana. O ritmo é marcado pelo som de maracás feitos de cabaças e os versos da música são cantados em português, misturados com expressões do antigo dialeto da tribo.





Segundo dados da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, a tribo possui população de cerca de 5,2 mil índios e habita terras nos municípios de Tacaratu e Petrolândia, no sertão pernambucano. Fazem parte do grupo mais amplo de “índios do sertão” ou Tapuia, caracterizado historicamente por oposição aos Tupis da costa e ao Jê dos cerrados à oeste.
Os Panakararu estão no Ponto de Cultura Índios Online, junto a outras tribos indígenas do Nordeste, que integram o projeto, cujos objetivos principais são facilitar o acesso à informação e comunicação, estimular o dialogo intercultural e promover pesquisa, resgate, preservação, atualização e valorização das culturas indígenas, a partir da ótica e ação dos próprios índios.
A base da economia Pankararu é a agricultura. As principais culturas são feijão, milho e mandioca. Os índios também comercializam pinha, fruta típica da região, e têm no artesanato uma fonte de renda complementar.
Devido ao trabalho realizado pelos missionários, os índios cultuam a religião católica, observam o calendário de festas populares religiosas, mas mantêm também rituais, danças e folguedos próprios da sua cultura.
As festas típicas mais importantes, além do Toré, são a Corrida ou Festa do Umbu e a do Menino do Rancho. Sobre esses rituais eles guardam uma certa reserva. A Dança dos Bichos é outra manifestação cultural típica dos Pankararu. Nessa dança ganham aqueles que conseguirem representar melhor os movimentos de animais como porco, cachorro, formiga e sapo.
Do dialeto da tribo só existem alguns vestígios nos cantos que acompanham as danças. A língua nativa não sobreviveu.
(Texto com dados da Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, e Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.)
Enviar para o Twitter

MEMÓRIA DA UFPE: MR- NO XII Encontro de Ciências Sociais da UFPE, 10 de Novembro de 2010

NOTA DO BLOG: A Mesa-Redonda (MR) em questão intitulou-se "Perspectivas para os Estudos sobre Juventudes em Pernambuco" e foi coordenada por mim no XII Encontro de Ciências Sociais da UFPE, 10 de Novembro de 2010. Tiveram como expositores Michel Zaidan Filho, Romero Maia e Juliene Tenório (Otávio Luiz Machado). Ainda estamos ORGANIZANDO os demais vídeos da atividade e postaremos aqui em BREVE. Em função das inúmeras atividades acadêmicas que tivemos entre o final de 2010 e até o presente momento, o conteúdo só agora foi disponibilizado (Otávio Luiz Machado).  



Enviar para o Twitter

INDICAÇÃO DE LEITURAS: Perfis Cruzados: Trajetórias e Militância Política no Brasil (Organizado por Beatriz KUSHNIR)




Antônio Carlos Bicalho Lana: a trajetória de um guerrilheiro
Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos

* Texto reproduzido do livro: KUSHNIR, Beatriz (org.). Perfis Cruzados: Trajetórias e Militância Política no Brasil. São Paulo: Imago, 2002. A biografia do autor na época da publicação do texto era a seguinte: Graduado em História pela USP e mestrando em História Social pela USP. Coordenador da equipe do projeto “Mapeamento e Sistematizacao do acervo DEOPS/SP”.


Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
Ricardo Reis/Fernando Pessoa).


Introdução


O que se terá a seguir é a história de um homem que, na sua adolescência, deparou-se com as desigualdades sociais e sensibilizou-se. Participou do movimento estudantil de sua pequena cidade natal e engajou-se no combate ao regime militar e na luta pelo socialismo. Esteve em Cuba, onde participou de treinamento guerrilheiro. Morreu muito jovem, com apenas 24 anos, depois das torturas que lhe foram infligidas pelo aparelho de repressão do regime.
Embora se trate da trajetória de Antônio Carlos Bicalho Lana, esta história poderia ser também a de tantos outros brasileiros e brasileiras que nasceram no final da década de 1940 e início da seguinte e participaram da luta armada. Em certo sentido, é a história de uma geração.

O texto continua e em outra oportunidade divulgamos na íntegra aqui no blog
Poderá acessar a ENTREVISTA ABAIXO e saber mais do ASSUNTO!
Enviar para o Twitter

Depoimento de Adalgisa Lana (mãe do revolucionário e Herói Brasileiro Antônio Carlos Bicalho Lana)

OBSERVAÇÃO DO BLOG: A entrevista foi feita na cidade de Ouro Preto-MG, no mês de dezembro de 2010. Agradecemos bastante a estudante Natália Carvalho (História, Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP) por participar da entrevista. E em especial a Adalgiza Lana pela gentileza e oportunidade (Otávio Luiz Machado).




Enviar para o Twitter

MARCHA DA MACONHA: 7 DE MAIO EM VÁRIAS CIDADES (COMO RECIFE, RJ ETC)

OBSERVAÇÃO DO BLOG: Não fazemos aqui apologia nenhuma a quem é usuário da maconha. Só divulgamos a manifestação livre das pessoas!


FONTE: http://marchadamaconha.org/

O Coletivo Marcha da Maconha Brasil é um grupo de indivíduos e instituições que trabalham de forma majoritariamente descentralizada, com um núcleo-central que atua na manutenção do site www.marchadamaconha.org e do fórum de discussões a ele anexado. Apesar de existir tal núcleo, todo o trabalho é realizado de forma horizontal e coletiva entre uma rede de colaboradores, no qual os textos, artigos e todo tipo de trabalhos são compartilhados de acordo com as necessidades, disponibilidades e engajamento de cada um.

PROGRAMAÇÃO NACIONAL

ORGANIZE NA SUA CIDADE
Entre no fórum, procure pessoas da sua cidade, organize-se! Confirme a participação da sua cidade.


» 7 DE MAIO

RECIFE
Recife Antigo - Torre Malakof, 14h
Enviar para o Twitter

VÍDEO: Elis Regina - O Bebado e A Equilibrista

Enviar para o Twitter

VÍDEO: Estudantes do CFCH UFPE protesto Segurança no RU no dia 29 de Abril de 2011

Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Adolescente que conhece suas origens é agente político

FONTE: http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/0/adolescente-que-conhece-suas-origens-e-agente-politico-193759-1.asp

Nas salas de aula de uma escola pública em São Paulo, os alunos não são ensinados a relacionar o conteúdo dos livros à história de sua própria comunidade. Por conta disso, não se sentem pertencentes à humanidade, facilitando a aceitação de rótulos e estigmas como o de "favelado qualquer". Apesar disso, uma pesquisa realizada na Faculdade de Educação (FE) da USP demonstrou o quanto é possível mudar esse quadro utilizando o que é produzido cotidianamente pelos estudantes, como a música, a poesia e os desenhos, para que eles mesmos identifiquem os elos com seus antepassados. Ao fazerem isso, são capazes de se afirmarem como verdadeiros sujeitos políticos "da sociedade" e "na sociedade".
A psicanalista Maíra Ferreira, autora da dissertação A rima na escola, o verso na história: um estudo sobre a criação poética e a afirmação étnico-social em jovens de uma escola pública de São Paulo , aponta a escravidão como a "barbárie brasileira", cujas consequências ainda subjulgam a sociedade, principalmente quando o assunto é pobreza, discriminação e afirmação étnico-social. Com esse olhar, ela estudou durante dois anos uma turma de 30 alunos, amantes do rap, da sétima série de uma escola pública da favela Real Parque, localizada no Morumbi. De 2 a 3 vezes por semana, observava os alunos, conversava com eles e, junto a alguns professores, passou a intervir em sala de aula.
No início de seu trabalho na escola, a psicanalista percebeu que nos tempos vagos entre as aulas, algo comum no dia-a-dia das escolas públicas em todo o Brasil, os adolescentes rimavam, improvisavam e desenhavam com muita facilidade, demonstrando a capacidade crítica inclusive com os temas escolhidos em suas artes. Além disso, o dom da oralidade também chamou atenção da pesquisadora. Contudo, ao mesmo tempo em que apresentavam tão rica manifestação cultural, recusavam suas origens no ambiente escolar.
Segundo Maíra, essa recusa denuncia a "presença e permanência de políticas discriminatórias brasileiras desde a época dos cativeiros". A escola, ao não reconhecer e contextualizar a importância da história da comunidade que atende, e não relacioná-la com o presente dos alunos, "perpetua a formação social e cultural do preconceito brasileiro".
O Nordeste e o Hip Hop

Na sala de aula, a pesquisadora mostrou aos alunos as relações entre a capacidade de rimar e improvisar do rap, um dos elementos do Hip Hop, e as produções culturais do cordel e dos repentes nordestinos. Tratando-se da Favela Real Parque, os estudantes são herdeiros culturais das famílias afro-brasileiras e indígenas Pankararu, oriundas do sertão de Pernambuco, que migraram a partir da década de 1950 para São Paulo principalmente para trabalharem na construção do Estádio do Morumbi.
Em busca dessas evidências de relação entre culturas, Maíra viajou para o Nordeste, para a região do Brejo dos Padres em Pernambuco, onde pesquisou o cordel e os repentes sertanejos como a cantoria de viola e o coco de embolada, expressões claras da tradição da oralidade, tão marcante no rap dos estudantes. Com uma filmadora na mão Maíra andou pelas ruas nordestinas ouvindo e gravando declamações espontâneas: improvisos poéticos de farmacêutico, sapateiro, manicure, dentista, padre, crianças e idosos. "Em uma cidade chamada São José do Egito (PE) ouvi o seguinte ditado: Aqui quem não é poeta é louco e quem é louco faz poesia", disse a pesquisadora.
Segundo a psicanalista, mesmo diante da violência social, a miscigenação étnico-social brasileira apresenta sua resistência: "das rodas de jongos e capoeria aos improvisos dos repentes e do rap está o movimento de resistência, apropriação e criatividade frente às políticas de discriminação existentes desde a escravidão". Essa constatação é a prova de que durante a história do País não houve aniquilação da cultura dos povos que sofreram com tais políticas, e sim recombinação, reinvenção, recriação, ou seja, está aí um outro tipo de "marca humana" - no caso, o desejo de construir e não o de destruir.
Contudo, a "atualidade da escravidão brasileira" ainda aparece no cotidiano do brasileiro. De acordo com a pesquisadora, "a formação social brasileira está longe de elaborar e superar esse trauma que permeia as instituições de ensino e os espaços jurídicos do País". Para isso, é essencial e possível ensinar aos alunos que eles podem e devem "atualizar as suas tradições" a fim de se apropriarem do passado, para construírem seus projetos futuros. Aliás, um dos alunos traduziu muito bem o pensamento de Maíra: "Já sei, professora. É pegar carona na tradição".
A dissertação foi defendida no dia 4 de agosto de 2010, orientada pela professora Mônica do Amaral, e pode ser acessada neste link.


Enviar para o Twitter

SERVIÇO: site que informa o horário de chegada e partida REAL dos voos

Site que informa o horário de chegada e partida REAL dos voos
 
Enviar para o Twitter

MÚSICA DO DIA: Only Hope (Mandy Moore)

Enviar para o Twitter

MATÉRIA:

FONTE: http://uesantarem.blogspot.com/2011/04/mais-protestos-contra-reitoria-da-ufopa.html

Mais protestos contra a Reitoria da UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) tem sido palco nos últimos tempos de acontencimentos marcantes, inesperados e até mesmo hilários. Por conta de um ato público do movimento estudantil ocorrido durante a aula magna da instituição no dia 18 de março, o Reitor pró-tempore José Seixas Lorenço baixou 3 portarias ameaçando punir estudantes, professores e técnicos que participaram da manifestação.
Após receber enorme pressão do movimento estudantil e da sociedade civil organizada*, que repudiaram publicamente a repressão política instalada na Universidade, o Reitor divulgou uma Carta aberta aos alunos da UFOPA afirmando que nenhum estudante será punido, pois os processos possuem apenas "caráter pedagógico e educativo, sem nenhuma intenção repressora ou punitiva" - declaração que, visivelmente, contradiz todas as declarações e documentos da Administração Superior divulgados logo após a manifestação do dia 18.
No entanto, o recuo efetuado pela Reitoria não chegou nem perto de desmobilizar o movimento estudantil, que foi às ruas novamente na última sexta-feira, dia 15 de abril, protestar contra os processos administrativos e a favor de uma profunda democratização da UFOPA. O ato público, que contou com aproximadamente 150 pessoas, partiu do hotel Amazônia Boulevard [batizado pelos estudantes de campus-hotel] e seguiu rumo ao prédio da Reitoria da Universidade, localizado no campus 1.
A intenção dos manifestantes era realizar uma audiência com representantes da Administração Superior para exigir a imediata extinção de todos os processos administrativos. Porém, mesmo tendo eles chegado ao campus 1 no horário de expediente (por volta das 17:30 horas), nenhum representante da Reitoria se fazia presente nas dependências da Universidade. Informantes do DCE afirmaram que o Sr José Seixas Lourenço já tinha pegado avião rumo à Brasília no início da tarde, como de costume. 
Como forma de repudiar a ausência e o autoritarismo do Reitor Seixas Lourenço, os estudantes elegeram de maneira simbólica um novo 'Reitor' para a UFOPA: o pinto Frangolino, que vem participando das manifestações e atividades do movimento estudantil desde a aula magna, ocasião em que provocou a ira do corpo dirigente da Universidade mas ganhou a simpatia da grande massa estudantil. Como vice-reitor simbólico, foi eleito um estudante fantasiado de palhaço. (Vários estudantes também usaram narizes de palhaço durante o ato público, em protesto às "palhaçadas" da Reitoria).
Também de forma simbólica, os manifestantes queimaram cópias das portarias e notificações dos processos administrativos que pesam sobre mais de 40 estudantes, sobre um professor e que pesará sobre alguns técnicos, cuja quantidade ainda é desconhecida. [De acordo com a última declaração do Reitor, apenas funcionários e professores receberão punição da Direção da Universidade].
Logo após, teve início uma grande Assembléia da comunidade acadêmica da UFOPA, que discutiu os rumos do movimento de luta por democracia na instituição. Presidida pelo novo 'Reitor' da Universidade, o pinto Frangolino, a Assembléia contou com a intervenção de vários professores que repudiaram o autoritarismo reinante na UFOPA com a gestão Seixas. O modelo acadêmico de ciclos adotado este ano pela Universidade também foi tema de discussão na Assembléia.
Mais uma vez o movimento estudantil deu um show de democracia à Universidade e à própria sociedade santarena. E os diretores do DCE/UFOPA deixam claro que as manifestações continuarão, enquanto perdurarem os processos contra estudantes, professores e técnicos e enquanto não for instalado na UFOPA um processo democrático pleno, com eleições diretas para Reitoria e Conselhos deliberativos que contemplem de maneira paritária as 3 categorias comunidade universitária.
A campanha por um regime democrático na UFOPA vem mostrando cada vez mais força e mobilizando cada vez mais pessoas, entidades e organizações. Na próxima semana, o DCE organizará um "twitaço" exigindo #ForaSeixas, bem como um abaixo-assinado pela imediata extinção de todos os processos administrativos.
_____________________

*Até mesmo a vice-reitora Raimunda Monteiro tirou a sua ‘casquinha’, divulgando uma
Mensagem à comunidade acadêmica em que critica a falta de democracia na atual gestão.

** Fotografias: Romulo Serique e Ramon Santos.
Enviar para o Twitter

MEMÓRIA DA UFPE: Alguns Vídeos do Movimento da Geografia em Set. de 2010 no CFCH-UFPE

FONTES:

http://movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/2010/09/video-do-movimento-geografia-1.html

http://movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/2010/09/video-do-movimento-geografia-2.html

http://movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/2010/09/video-do-movimento-geografia-3.html

http://movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/2010/09/video-do-movimento-geografia-4.html

http://movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/2010/09/video-do-movimento-geografia-5.html



video
Enviar para o Twitter

MEMÓRIA DA UFPE: Movimento da Geografia da UFPE, 13 set. 2010

FONTES:

http://movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/2010/09/foto-do-onibus-do-movimento-da.html

http://movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/2010/09/fotos-do-movimento-da-geografia-da-ufpe.html

http://movimentosjuvenisbrasileirosparte7.blogspot.com/2010/09/foto-da-mobilizacao-dos-estudantes-de.html






Enviar para o Twitter

VÍDEO: Protesto dos estudantes do CFCH UFPE, 29 de Abril de 2011 (Vídeo enviado para o blog)

OBSERVAÇÃO DO BLOG: Estamos disponibilizando inicialmente o link, pois a imagem do youtube para o blog ainda não apareceu. Faremos esse procedimento assim que for permitido!



http://www.youtube.com/watch?v=6WtjjDsBgRU Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Agressão gera protesto de alunos

FONTE: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/634564-agressao-gera-protesto-de-alunos

Um registro de agressão de funcionários de uma empresa de segurança privada contratada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contra dois estudantes da mesma instituição motivaram um protesto dentro da unidade de ensino na tarde de ontem. De acordo com os alunos, os colegas, ativistas do movimento estudantil, teriam sido agredidos na última semana, enquanto levavam para a sala do Diretório Acadêmico de Ciências Sociais (DACS), no CFCH, um material que seria utilizado em um encontro estudantil no município de Caruaru. A confusão teria tido início no momento em que os alunos negaram o pedido dos seguranças de averiguar o material levado para a sala.

Porém, segundo a estudante Cecília Coentro, uma das organizadoras do protesto, a ação não foi um fato isolado. “A segurança contratada pela universidade é uma segurança opressora. Já tivemos vários casos de homofobia dentro da universidade. Nós pedimos que se a segurança continue terceirizada que seja ao menos, uma segurança que esteja preparada para lidar com alunos, com funcionários e com a diversidade. Queremos que o contrato com a atual empresa seja rompido”, disse.

No final da tarde os estudantes promoveram a mobilização que contou com grupos culturais. “Nossa proposta foi fazer uma batucada, algo lúdico e não utilizando violência”, comentou Cecília. A reportagem da Folha não conseguiu contato com a assessoria de Imprensa da UFPE.
Juliana Aretakis
Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Berillo Jr. reconhece não ter provas materiais da tentativa de suborno

FONTE: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/canais/noticias/2011/04/29/berillo_jr_reconhece_nao_ter_provas_materiais_da_tentativa_de_suborno_99300.php



Náutico

Berillo Jr. reconhece não ter provas materiais da tentativa de suborno

POSTADO ÀS 17:05 EM 29 DE Abril DE 2011

O presidente do Náutico, Berillo Júnior entregou um DVD à imprensa na tarde desta sexta-feira. De acordo com o mandatário, o conteúdo é uma conversa de Francisco Brennand Guerra com o pai de Eduardo Ramos num restaurante no Recife em que o dirigente rubro-negro faz proposta para que o jogador volte ao Sport para disputar a Série B do Brasileirão.

Berillo negou, entretanto, que tivesse provas documentais da tentativa de suborno de que o Náutico acusa os dirigentes rubro-negros na tarde da última quinta-feira. Há apenas testemunhas.
Ainda de acordo com o mandatário alvirrubro, a conversa entre Francisco Brennand Guerra e carlos Ramos, pai do atleta, não caracteriza o suborno. A princípio, trata-se apenas de uma conduta anti-ética. Ele defende que a conversa registrada no vídeo é o início de tudo. "Ninguém corrompe no primeiro encontro", disparou.
Com informações do repórter João de Andrade Neto, do Jornal do Commercio.
Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Semana Tecnológica CTG objetiva reunir recursos para a Equipe Mangue Baja

FONTE:  http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=40061:semana-tecnologica-ctg-objetiva-reunir-recursos-para-a-equipe-mangue-baja&catid=38&Itemid=72

A Equipe Mangue Baja, projeto de extensão da UFPE voltado para a construção de protótipos de carros off-road, promove, juntamente com o Diretória Acadêmico de Engenharia Mecânica e a Pró-Reitoria de Extensão (Proext), a Semana Tecnológica CTG, de segunda (2) a sexta-feira (6).
O evento receberá profissionais renomados de várias áreas da engenharia para proferir sete palestras. O principal objetivo da semana é angariar recursos financeiros para o grupo, que participará da etapa internacional da competição mundial de carros baja.
“Corrosão e proteção” será ministrada pela professora Magda Vieira na segunda; “Biossegurança: uma vertente tecnológica”, pelo professor Bruno Galvão na terça; “Engenharia naval” e “metalurgia do pó: solução ambiental e de mercado”, pelos professores Sílvio Gomes e Oscar Olimpio, respectivamente, na quarta.
Na quinta-feira, serão ministradas as palestras “Radioatividade: o acidente em Fukushima”, com o professor Carlos Bryner, e “Revestimentos depositados por aspersão térmica”, com os professores Paulo de Carvalho e Caio Máximo. No último dia, a professora Germannya D’Garcia apresentará  “Design e engenharia: parceria no projeto de produto”.
A participação em cada colóquio custa R$ 15, mas duas palestras custarão R$ 25 e todo o pacote, R$ 70. Após a conclusão de cada curso, o estudante receberá certificado de participação. A semana acontece no 1º andar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).
SUCESSO – A Equipe Mangue Baja, formada por alunos do curso de Engenharia da UFPE, tem alcançado posições de destaque em competições nacionais de carros baja. Após alcançarem o terceiro lugar na 17° Baja SAE Brasil–Petrobras, etapa nacional do campeonato mundial, a Equipe foi classificada para competir na SAE Baja International, evento que acontecerá em Pittsburg, Kansas (EUA), dos dias 26 a 29 de maio.
Mais informações
Equipe Mangue Baja
(81) 8507.6918
www.ufpe.br/manguebaja
Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Inscrições no Pibic UFPE 2011 são prorrogadas até 4 de maio

FONTE: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=40063:inscricoes-no-pibic-ufpe-2011-sao-prorrogadas-ate-4-de-maio&catid=243&Itemid=72


As inscrições para o Programa de Iniciação Científica (Pibic) da UFPE 2011 foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (4). Confira o Edital do Programa.
PROGRAMA - O Pibic tem os objetivos de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico; qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo; e estimular pesquisadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação da instituição.

Mais informações
(81) 2126.7052

pibicufpe@gmail.com
Enviar para o Twitter

SÉRIE UFPE LEGAL: Aluno do CCSA tem startup aprovada em programa internacional de empreendedorismo

FONTE: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=40056:aluno-do-ccsa-tem-startup-aprovada-em-programa-internacional-de-empreendedorismo-&catid=588&Itemid=72

O aluno de Administração Mauro de Pinho Vieira teve a sua empresa aprovada no Start-Up Chile, um programa de empreendedorismo idealizado pelo Governo do Chile que tem como foco levar empreendedores de todos os continentes para desenvolver as suas empresas na capital chilena.
A CapsDOC, empresa do estudante de Administração e de mais dois sócios, atuará no relacionamento entre pacientes e médicos para que as consultas sejam marcadas diretamente pela internet, sem que os usuários percam tempo ao telefone para conseguir um médico.
Ele receberá um aporte financeiro para o desenvolvimento do projeto e para cobrir os custos da viagem e moradia ao longo dos 6 meses em que estará no Chile. Além disso, as empresas participarão de eventos com foco em empreendedorismo, workshops, mentoring, contato com investidores de risco e profissionais de suas áreas de atuação, além da troca de experiência entre os empreendedores.
O Start-Up Chile receberá 110 empresas de 28 países e empreendedores oriundos de instituições renomadas como: Yale, Harvard, Columbia, Princeton, Brown, Babson, Stanford, MIT, UCLA, entre outras. As empresas aprovadas passaram por uma seleção conduzida por experts do Vale do Silício e pelo Conselho de Inovação do Chile que consistiu na avaliação de seus planos de negócio, potencial de mercado e do projeto, além do currículo dos empresários.
Mauro atuou como Presidente da A.C.E. Consultoria (empresa júnior do CCSA) no ano de 2009 e foi conselheiro durante o ano de 2010. Os seus sócios também possuem passagem por empresas juniores e programas de intercâmbio pela FCAP/UPE.
Mais informações
mauro@capsdoc.com
www.capsdoc.com
www.startupchile.org

Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Recife submersa: veja os vídeos feitos por moradores em meio ao caos da chuva da madrugada

FONTE: http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/19899-recife-submersa-veja-os-videos-feitos-por-moradores-em-meio-ao-caos-da-chuva

 Recife submersa: veja os vídeos feitos por moradores em meio ao caos da chuva da madrugada




Avenida Marechal Mascarenhas de Morais na Imbiribeira


Ruas no bairro dos Aflitos


Bairro da Tamarineira. Vídeo postado com "trilha sonora"



Piedade, Jaboatão dos Guararapes Enviar para o Twitter

sexta-feira, 29 de abril de 2011

MATÉRIA: Coletânea: Relatos da juventude pernambucana (Diário de Pernambuco)

Enviar para o Twitter

Charge do Dia: Estudante x Segurança

MobilePhoto.jpg
 
Enviar para o Twitter

VÍDEO: 360 Graus no CFCH da UFPE - Recife vista do Alto

Enviar para o Twitter

VÍDEOS: Protesto dos Estudantes contra os seguranças da UFPE, 29 de abril de 2011

OBSERVAÇÃO DO BLOG: Como os vídeos foram postados agora, o Youtube ainda não liberou as imagens para que pudessem vir diretamente para o blog. Acessem entrando diretamente nos links. Amanhã colocamos os vídeos com as imagens aparecendo aqui.

PARTE 1:

http://www.youtube.com/watch?v=rhpI3ZUEgMw

PARTE 2:

http://www.youtube.com/watch?v=_7opkU_QHsM

PARTE 3:

http://www.youtube.com/watch?v=E76fDeQ27SQ


PARTE 4:

http://www.youtube.com/watch?v=LJplBKM3z7k


PARTE 5:


 http://www.youtube.com/watch?v=GpKFK7kaxmE

PARTE 6:


 http://www.youtube.com/watch?v=YlHCjJukLuk

PARTE 7:

 http://www.youtube.com/watch?v=zcypN-m6OaU

PARTE 8:

http://www.youtube.com/watch?v=2cUfE3TvMgA

PARTE 9:

http://www.youtube.com/watch?v=YfutiF0SlsA

PARTE 10:

http://www.youtube.com/watch?v=kHoPLVFMIFM


PARTE 11:

http://www.youtube.com/watch?v=eu41RJp08P0


PARTE 12:

http://www.youtube.com/watch?v=NlAJnUgOxGw


PARTE 13:

http://www.youtube.com/watch?v=D0iV9aLQENc

PARTE 14:

http://www.youtube.com/watch?v=iQ-CDQ26yzw Enviar para o Twitter

FOTOS: Protesto dos Estudantes contra os seguranças da UFPE, 29 de abril de 2011

Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Ex-aluno ameaça repetir caso do RJ em escola de Olinda

FONTE:  http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/04/29/video-exaluno-ameaca-repetir-caso-do-rj-em-escola-de-olinda-269084.php


Grande Recife // Ameaça

Vídeo: Ex-aluno ameaça repetir caso do RJ em escola de Olinda

Publicado em 29.04.2011, às 12h51

Da TV Jornal
Medo e ameaças na Escola Estadual Áurea de Moura Cavalcante, instalada no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Um ex-aluno esteve na instituição e avisou à diretora que iria repetir o fato acontecido no Rio de Janeiro, onde um homem atirou à esmo, matando várias crianças. Alunos, pais e professores estão se sentindo inseguros, sem saber se o rapaz falava a verdade ou não. [Veja o vídeo]


]



Enviar para o Twitter

MATÉRIA: Para familiares, “Nanda pede paz”

FONTE: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-geral/632798?task=view

Yuri Queiroz

Muita dor e uma força inexplicável por parte dos familiares da universitária Fernanda Mateus, de 26 anos, marcaram a missa de sétimo dia da jo­vem, assassinada durante uma tentativa de assalto em Aldeia, no município de Camaragibe, no último dia 12. Aproximadamente 100 pessoas, entre parentes e amigos, estiveram na celebração, realziada ontem na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem. Fragilizados, alguns não quiseram falar com a imprensa, caso da também universitária Lorena Albuquerque, amiga que estava com Fernanda no momento do assalto. O pai da estudante, Roberto Mateus não compareceu à Missa.

Os parentes vestiram camisas brancas com uma foto da jovem e as mensagens “Nanda pede paz” e “Não quero prometer nada. De todas as promessas, vamos prometer cumprir apenas uma: sorrir mais”. A mãe de Fernanda, Patrícia Mateus, disse que estava cal­ma e controlada, apesar da profunda dor.
“Ela queria melho­rar o mun­do, mas tiraram isso dela. Minha filha dizia que não queria que eu ficasse triste, chorando, quando ela morresse. Ela falava que eu tinha que seguir à minha vida. Eu vou conseguir e tenho certeza de que ela está me dando essa força. Só lembro dela sorrindo”, afirmou. Para o padre Joacir Coelho de Souza, “a sociedade não pode se esquivar e se omitir diante da violência”.
 

Enviar para o Twitter