Total de visualizações de página

sábado, 7 de maio de 2011

MATÉRIA: Reserva Ecológica em Gravatá Será Campo de Estudos Para Alunos da UFPE

FONTE: http://www.portalcwb.com/reserva-ecologica-em-gravata-sera-campo-de-estudos-para-alunos-da-ufpe.html

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai desenvolver, a partir do próximo semestre, atividades de ensino, pesquisa e extensão na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Karawa tã. Situada na cidade de Gravatá, localizada a 80 km do Recife, a reserva possui cem hectares de floresta de transição entre a mata atlântica e a caatinga.

A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e tem sofrido rápido processo de degeneração. A iniciativa da Universidade e do Instituto Monitore, responsável pela gestão da área preservada, objetiva estudar e a conservar essa vegetação que já perdeu quase metade de sua cobertura original. “A integração da UFPE à reserva é fundamental para preservar a caatinga, principalmente porque Karawa tã está situada em uma área de crescente expansão imobiliária”, afirma Felipe Lucas, gerente executivo do Instituto.
Segundo a professora Kênia Correia, do Departamento de Botânica da UFPE, serão desenvolvidos, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado, programas de educação ambiental a partir dessa parceria. Através de estudos, pode-se ampliar o conhecimento sobre as espécies presentes na reserva e conscientizar a população ecologicamente. “A expectativa é que realizemos, ainda, aulas práticas com os alunos da graduação em Ciências Ambientais”, acrescentou.
A RPPN de Karawa tã também vai acolher 12 alunos do Projovem Adolescente de Gravatá, em uma sociedade da reserva com a prefeitura do município. Os jovens selecionados vão trabalhar como condutores na mata, após um curso de treinamento.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário