Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

MATÉRIA: Redes sociais estão repletas de boatos sobre as chuvas, recifenses devem ficar atentos

FONTE: http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/635523-redes-sociais-estao-repletas-de-boatos-sobre-as-chuvas-recifenses-devem-ficar-atentos

Escrito por Danúbia Julião
Qui, 05 de Maio de 2011 00:00

Depois do anúncio de fortes chuvas em Pernambuco, aliada a reunião extraordinária convocada pelo governador Eduardo Campos, o burburinho começou a tomar conta das redes sociais. No Twitter, por exemplo, são muitos os boatos, mas é importante levar em consideração que muita dessas informações também podem ser verdadeiras. Então, aos que acompanha perfis na rede social discernimento é importante.
Não é verdade que Tapacurá estourou. Assim como também não é verdade que foi decretado estado de alerta em Pernambuco, muito menos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Para quem vive em áreas de risco, em barreiras ou próximo delas, e ainda a população ribeirinha, deve ficar atenta a qualquer situação de risco.
A informação de que o Governador teria dito para as pessoas não saírem de casa, também é falsa. Entretanto cuidado nas ruas é necessário já que a previsão é de chuvas intensas. Os boatos ganham também as ruas. Na noite desta quarta-feira (04), a população de Camaragibe, por exemplo, se deparou com um aviso de som nas ruas, que alertavam que uma barragem teria sido aberta.
Pouco antes, a tarde, moradores da Torre foram avisados por pessoas que se passaram por agentes da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), de que deveriam deixar suas casas porque as comportas de uma barragem seriam abertas. Muitas famílias até chegaram a se preparar para abandonar a residência. Teve até quem alugasse caminhão para ajudar na retirada dos bens. Até a informação de que o Rio Capibaribe teria transbordado tomou conta das rodas de conversa. Na noite desta quarta-feira (04), o nível de água do Capibaribe estava baixo e não apresentava nenhuma anormalidade.
Diante de todos esses boatos, a dúvida fica. Mas, segundo o secretário de Recursos Hídricos, tudo segue sob controle. Segundo ele, duas comportas da barragem de Carpina, que armazena água da Mata Sul do Rio Capibaribe, foram abertas. Esse procedimento já foi tomado no ano passado, e, segundo o secretário, isso não fará o Capibaribe transbordar. Então, não há motivo para alarde.
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário