Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2011

MATÉRIA: Por volta do meio-dia de ontem, uma falta de energia no Centro da Cidade fez com que alguns semáforos da região parassem de funcionar. Para que o caos não se instalasse, agentes da CTTU foram disponibilizados para organizar o fluxo de veículos, como aconteceu na Agamenon Magalhães. Esses e outros problemas, como a desincronização e o desligamento dos aparelhos em dias de chuvas intensas, a Companhia promete resolver com o processo de modernização e manutenção de 210 grupos semafóricos em grandes corredores da Cidade, que receberão baterias que durarão até três horas sem fornecimento de energia elétrica. O trabalho faz parte do Plano de Ação para o trânsito do Recife 2011/2012. O primeiro corredor de trânsito a disponibilizar da modernização será a avenida Agamenon Magalhães, onde nove sinais receberão as melhorias a partir de hoje.

FONTE: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-grande-recife/637148-sinais-terao-baterias-de-3-horas

Por volta do meio-dia de ontem, uma falta de energia no Centro da Cidade fez com que alguns semáforos da região parassem de funcionar. Para que o caos não se instalasse, agentes da CTTU foram disponibilizados para organizar o fluxo de veículos, como aconteceu na Agamenon Magalhães. Esses e outros problemas, como a desincronização e o desligamento dos aparelhos em dias de chuvas intensas, a Companhia promete resolver com o processo de modernização e manutenção de 210 grupos semafóricos em grandes corredores da Cidade, que receberão baterias que durarão até três horas sem fornecimento de energia elétrica. O trabalho faz parte do Plano de Ação para o trânsito do Recife 2011/2012. O primeiro corredor de trânsito a disponibilizar da modernização será a avenida Agamenon Magalhães, onde nove sinais receberão as melhorias a partir de hoje.

Já começamos alguns trabalhos internos, como por exemplo, a compra dos cabos, a preparação das baterias e das caixas onde estas vão ficar. A partir de amanhã (hoje), vamos para as ruas fazer a preparação e instalação desses equipamentos. Esperamos que até o final do mês de maio esse trabalho esteja completamente finalizado na Agamenon e em algumas outras vias”, informou a presidente da CTTU, Pompéia Pessoa.

Além das baterias, ainda este ano, os semáforos da avenida devem receber a aparelhagem de um projeto piloto, o Laço Virtual, pesquisa feita em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Serttel. Munido de câmeras e componentes eletrônicos específicos, o sistema vai verificar o fluxo de veículos e simular o melhor tempo em que ele deve ficar verde. “O teste deste sistema será feito na Agamenon e se der certo,  será levado para outros corredores da Cidade”, informou Pompéia.

Essa foi uma boa notícia para o músico Maria de Lourdes Siqueira, 55 anos, e o seu marido, o também músico Givaldo Soares, de 50. Ele, que costuma buscar a esposa na escola Barbosa Lima Sobrinho, onde dá aulas de francês, reclama do trânsito, especialmente quando há chuvas. “O fluxo de veículos é muito grande, especialmente em horário de pico. Em dias de chuva, por exemplo, já vimos alguns sinais parados”, argumentou o músico. “Já eu sempre tenho a sensação de que o período que os sinais ficam verdes é muito curto. Não dá tempo de a fila de automóveis andar”, opinou uma amiga do casal, a aposentada Maria Zilma Araújo, de 56 anos.
Quantidade
Segundo Pompéia, hoje, cerca de 60% dos semáforos do Recife são sincronizados, mas eles acabam perdendo a programação quando cai a tensão da rede de fornecimento de energia elétrica, o que é muito comum em dias de chuva. “Quando sincronizamos os sinais de um corredor, os motoristas que peguem um sinal verde, desde que prossigam pelo caminho a uma velocidade média sugerida que varia de acordo com a via, vão conseguir passar por todos os outros sinais da mesma forma. Desse modo, o trânsito na via fica mais rápido. Atualmente, os sinais da Agamenon também são programados para variar o período de tempo que ficam verdes de acordo com o a quantidade de fluxo de carros. No caso da Agamenon, esses período podem ser de 25 a 32 segundos. Essa variação é justamente para garantir mais fluidez”, asseverou a presidente.

Em todo o Recife serão reestruturados 210 semáforos, que também terão os gabinetes dos controladores e os cabos de comunicação trocados. A partir da segunda quinzena de maio, serão implantados os demais novos componentes. Ainda neste mês, também passarão pela modernização 15 semáforos na avenida Caxangá, 18 na avenida Norte, quatro na avenida Dois Rios e três na rua Real da Torre, em um total de 49. O prazo para finalização do trabalho é de quatro meses.
 
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário