Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

MATÉRIA: Codecir alerta para a possibilidade de chuvas intensas

FONTE: http://www.revistaalgomais.com.br/


De acordo com boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá possibilidades de ocorrer chuvas intensas no Leste do Estado entre 0h e 18h desta quinta-feira (05). Também estão previstos picos de maré por volta das 4h54 (2,3m) e das 17h15 (2,2m). A Prefeitura do Recife orienta a população que mora nas áreas de risco e propensas a alagamentos a ficar atenta e, em caso de sinal de risco, sair do imóvel e entrar em contato com a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir).
Para atender à população em caso de necessidade, a Prefeitura do Recife manterá as equipes em alerta e quem necessitar pode solicitar atendimento 24 horas pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia. A Codecir reforçou o seu atendimento, ampliando a equipe técnica de plantão. No caso de chuvas mais fortes, agentes da Codecir estarão de sobreaviso para os chamados que, porventura, venham a surgir. Um total de 18 profissionais estará à disposição durante toda a madrugada.
Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.
Operação Inverno – Por determinação do prefeito João da Costa, o planejamento para o inverno foi antecipado para janeiro e uma série de medidas foi tomada para minimizar os problemas causados pelas chuvas. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) teve sua equipe ampliada de 150 para 200 homens, todos envolvidos em atividades como a limpeza de galerias e canais, operação tapa-buracos, iluminação pública e poda de árvores.
Na Operação Inverno 2011, este ano, a Prefeitura está investindo R$ 53 milhões. Cerca de mil pessoas – entre servidores municipais e parceiros externos (Codecipe, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Condepe/Fidem) – estão mobilizadas para o reforço e desenvolvimento adequado das ações que já são realizadas periodicamente, durante todo o ano. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.
Novas medidas – Na manhã desta quarta-feira (04), o prefeito esteve reunido com o Comitê de Monitoramento, para definir novas ações de combate aos transtornos causados pelas chuvas. As novas medidas estão focadas na retirada de pessoas dos locais de riscos nos morros e vistorias de imóveis com má conservação, na busca de salvar vidas. As áreas mais críticas já foram identificadas e a Prefeitura iniciará a retiradas das famílias, encaminhando-as para a casa de parentes ou, caso necessário, para os abrigos do Município. Já as vistorias em imóveis e casarios antigos serão intensificadas na área central do Recife.
O Comitê de Monitoramento do estado de Alerta é um grupo de trabalho permanente coordenado por João da Costa e pelo vice-prefeito da Cidade, Milton Coelho. O grupo atua 24h monitorando as chuvas e suas consequências para evitar danos à população do Recife. Integram o Comitê as secretarias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Serviços Públicos, Assistência Social, Saúde; e as empresas Emlurb, CTTU, Codecir, além da Coordenadoria do Orçamento Participativo. O prefeito também avalia decretar Estado de Emergência no Município.

Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário