Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

ASSISTAM: Projeto Tela Teatro traz para a Fundaj "Os Que Vivem Dentro de Nós"

FONTE: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=1474&textCode=16134&date=currentDate




Nesta sexta-feira, 13 de maio, estréia o espetáculo “Os que vivem dentro de nós”, realizado pelo Projeto TelaTeatro da Diretoria de Cultura e produzido pelos Grupos de Estudos de Dramaturgia e do Trabalho do Ator. O espetáculo foi selecionado para a mostra Palco Giratório 2011 do SESC Pernambuco e vai estrear dentro dessa mostra, ficando em temporada até o final de maio, sempre às quintas e sextas-feiras, às 20h, no Estúdio da Massangana Multimídia, na Fundaj Derby.
Esse é o primeiro espetáculo teatral a fazer temporada na Fundação Joaquim Nabuco após vários anos e, não por acaso, trata-se de uma proposta voltada para destacar aspectos da dinâmica entre atores e dramaturgia, num esforço de observação e apropriação de aspectos essenciais do jogo teatral. A intenção é promover um contato prático com a base da criação cênica: busca-se o espetáculo no encontro entre atores, espectadores e as histórias a serem contadas. Isso explica a opção por se dispensar a maioria dos recursos cênicos habituais, como figurino, iluminação, cenário, efeitos etc.
Sintonizado com as linhas de ação do Projeto, “Os que vivem dentro de nós” é também um experimento que explora a expansão das fronteiras da ação cênica para outros formatos e suportes. Isso acontece através de blogs, vídeos e jogos que pretendem expandir as possibilidades narrativas sugeridas pelo universo dos personagens da peça, dando ao espectador a possibilidade de observar as histórias mostradas no palco segundo outros pontos de vista. Os textos da peça foram criados e adaptados pelos próprios participantes dos grupos, que também criaram as propostas que complementam o trabalho. Estas propostas poderão ser acessadas através da internet. Os links de todas elas estarão disponíveis no blog do Projeto TelaTeatro a partir do dia da estréia do espetáculo.
Os Grupos de Estudos de Dramaturgia (GED) e do Trabalho do Ator (GETA) foram criados em abril de 2009 dentro do Projeto TelaTeatro (FUNDAJ). O foco desse projeto é a pesquisa da criação e da prática de autores e intérpretes no diálogo com a teoria e com as possibilidades de interação entre linguagens como o Teatro, o cinema, o vídeo, as histórias em quadrinhos, videogames, etc. A dramaturgia teatral é o fio condutor dos estudos e experimentos, que já resultaram numa minissérie para a internet construída com base no melodrama televisivo (www.stufana.blogspot.com), divulgação de atividades e exercícios (www.fronteiradaslinguagens.blogspot.com), além de improvisos abertos ao público no estúdio da MMP. “Os que vivem dentro de nós” é a primeira montagem dos grupos.

:: FICHA TÉCNICA
Texto: O grupo
Direção do espetáculo e coordenação dos grupos: Luiz Felipe Botelho
Atores: Ana Carolina Miranda, Ana Dulce Pacheco, Eduardo Japiassu, Hermínia Mendes, Janaína Gomes, Regina Medeiros e Sofia Abreu.
Dramaturgia: Amanda Torres, Diego Albuck, Elton Rodrigues, Luiz Felipe Botelho, Márcio M. Andrade, Onézia Lima e Ruy Aguiar.
Sonoplastia, figurinos, cenografia e produção: Os grupos

:: Serviço:

O Que? Projeto Tela Teatro da Fundaj, dentro da Mostra Palco Giratório 2011 do Sesc-PE
Quando: Estréia: sexta-feira, 13 de maio de 2011, às 20h. Em cartaz nas quintas e sextas-feiras de maio, também às 20h
Onde? no Estúdio da Massangana Multimídia Produções, na Fundaj Derby (Rua Henrique Dias, 609)
Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário